“detalhAR – Ares de Portugal” – Celorico de Basto inaugura exposição de fotografia aérea de Francisco Piqueiro

Em Celorico de Basto, foi inaugurada na Casa da Terra, a exposição de fotografia “detalhAR – Ares de Portugal”, da autoria de Francisco Piqueiro. A mostra reúne uma coleção de imagens aéreas “fine art” que captam detalhes inusitados da paisagem portuguesa, oferecendo uma visão surpreendente do território. A inauguração contou com a presença de membros da comunidade educativa e representantes locais, incluindo alunos da Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes. O evento proporcionou aos presentes uma reflexão sobre a beleza e a riqueza dos detalhes que compõem a paisagem portuguesa, numa abordagem artística que explora ângulos e perspetivas raramente captadas.

O autor, Francisco Piqueiro, Engenheiro Civil de formação e Professor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, criou em 1998, a empresa FOTO ENGENHO, Projetos e Serviços de Fotografia Lda, vocacionada para a realização de serviços fotográficos e de imagem, que lhe permite desenvolver trabalhos de fotografia como os que foram apresentados nesta exposição. Durante a sua intervenção, o autor fez referência às diferentes área de fotografia onde incide, numa perspetiva de elucidar claramente o público presente, nomeadamente os jovens que participaram na iniciativa. Explicou que, o objetivo da exposição é “mostrar o que não vemos no nosso quotidiano, pequenos fragmentos de um todo grandioso que se tornam verdadeiras obras de arte quando observados de uma nova perspetiva”. A coleção fotográfica convida o público a redescobrir o nosso país através de imagens de rara beleza, captadas a partir do ar, com uma atenção minuciosa aos detalhes.

O Presidente da Câmara Municipal, José Peixoto Lima, destacou a relevância e a singularidade das imagens, não só pelo seu valor artístico, mas também pela sua importância para o desenvolvimento territorial. “Além da sua beleza e singularidade, as fotografias de Francisco Piqueiro revelam-se uma ferramenta poderosa para o planeamento e projeção do futuro da nossa terra. Ao captarem detalhes do território de forma tão minuciosa e abrangente, estas imagens permitem uma visão global que pode apoiar o crescimento urbano, a construção de infraestruturas, como estradas e redes de transportes, e contribuir para um desenvolvimento mais estratégico e sustentável do nosso território.”

A exposição “detalhAR – Ares de Portugal” convida os visitantes a explorar Portugal de um ponto de vista único e singular, onde paisagens familiares se transformam em obras de arte, graças ao olhar detalhado e inovador do fotógrafo. A coleção estará patente na Casa da Terra até ao dia 30 de outubro, com entrada gratuita.