Depois de um dia difícil para os operacionais e para a população, os incêndios ativos em Celorico de Basto estão controlados.

A proteção Civil de Celorico de Basto está em permanência no terreno e a articular todos os meios e esforços no combate aos incêndios florestais que deflagraram em vários pontos do concelho. O presidente da Proteção civil, José Peixoto Lima, informa que “o grande incêndio que deflagrou em Arnoia está controlado mas em permanente vigilância”. O autarca diz que ainda estão ativos vários focos de incêndio no concelho pelo que apelamos à população para que se mantenha vigilante, alerta e com a máxima prudência”.

O dia de ontem foi particularmente adverso, com incêndios difíceis de controlar, no entanto, “os bombeiros voluntários celoricenses e a equipa de proteção civil da Câmara Municipal responderam prontamente às várias ocorrências registadas, e contaram com a mobilização da população e das juntas de freguesia que se uniram no combate às chamas. “Um forte e valioso contributo das juntas de freguesia e da população, que se muniu de todos os meios para combater as chamas” assegura o autarca.

Sublinhe-se que, fruto dos inúmeros e preocupantes incêndios florestais registados desde domingo no Norte e Centro do país que mobilizaram milhares de operacionais e que deram origem à determinação de situação de calamidade, levou Celorico a deparar-se com a dificuldade na mobilização de outros meios e operacionais para o terreno, “pelo que a solidariedade e a coragem dos celoricenses foi crucial para o controle da situação vivida. A todos os que se associaram neste momento de particular dificuldade no combate aos incêndios expresso a minha total gratidão e peço que continuem vigilantes no controlo desta situação que a todos preocupa” conclui o edil celoricense.

PROTEÇÃO CIVIL SOMOS TODOS!