Cuida-te + do IPDJ trouxe teatro /debate a Celorico de Basto

Saúde Sexual foi o tema abordado nesta interpretação teatral

Esta peça/debate deriva da candidatura do Município de Celorico de Basto ao programa Cuida-te + do IPDJ e procura dar aos jovens a possibilidade de conhecerem os serviços que este programa oferece com recurso a múltiplas abordagens.

Uma atividade que decorreu no Centro cultural Marcelo Rebelo de Sousa foi direcionada aos alunos do 10º e 11º ano do curso de Auxiliar de Saúde da Escola Profissional Agrícola Eng Silva Nunes.

Para a Coordenadora do Serviço Social e Saúde do Município de Celorico de Basto, Helena Martinho, “este é mais um recurso do programa Cuida-te + que usamos junto dos nossos jovens para que, de forma lúdica percebam a necessidade de se cuidarem em todos os aspetos da sua vida. Hoje, em particular, o destaque foi para a saúde sexual, e foi importante perceber que os jovens ainda têm muitos tabus e muitas dificuldades em expressar-se quando se fala desta temática. E que sempre que têm algum problema relacionado com a sua vida sexual se sentem inibidos e dificilmente procuram ajuda”.

Em palco esteve a companhia de teatro Baal 17 sediada na região do Alentejo que, durante aproximadamente 45 minutos, apresentou aos jovens uma peça que incidiu na sexualidade de 4 jovens amigos, e as suas dificuldades neste campo. Uma peça interativa, com os atores a interagirem com os jovens presentes na plateia, implicando-os no desenvolvimento da ação, onde foram tiradas dúvidas, abordados tabus, e identificados problemas que pareceriam escondidos em comportamentos.