Cuida-te + do IPDJ esteve em Celorico de Basto a falar de comportamentos aditivos e dependências

Jovens do 10º ano do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto foram o público-alvo desta palestra que decorreu no dia 06 de novembro, e foi promovida pelo IPDJ através de duas psicólogas do Gabinete de Saúde juvenil de Braga.

A sessão resultou de uma candidatura submetida pelo Município de Celorico de Basto ao IPDJ no sentido de “dar a conhecer aos nossos jovens todos os recursos que estão à sua disposição para a resolução de determinados problemas” disse Helena Martinho, Coordenadora dos Serviços de Saúde da Câmara Municipal de Celorico de Basto de Basto. “Os comportamentos aditivos e dependências existem em todas as comunidades e Celorico não é exceção, verificando-se uma grande incidência sobretudo nos jovens. Por isso, é preciso reconhecer o problema para encontrar a solução, um desafio complexo que requer uma abordagem abrangente e inclusiva com diferentes mecanismos e profissionais a trabalhar em rede no sentido de oferecerem uma orientação personalizada aos jovens que precisam de ajuda” disse Helena Martinho.

Este programa Cuida-te + do IPDJ assenta em 4 áreas de intervenção: a alimentação e atividade física e desportiva, comportamentos aditivos e dependências, saúde sexual e reprodutiva e saúde mental e psicológica. Trata-se de um programa direcionado a jovens do 12 aos 25 anos e procura prioritariamente “a promoção da saúde juvenil e os estilos de vida saudável” como observou Rolando Silva, do IPDJ. “A medida do gabinete de saúde juvenil funciona em Braga com uma equipa multidisciplinar, um serviço inteiramente gratuito, com resposta ao nível de saúde mental e ao nível da saúde sexual e reprodutiva, com consulta que podem ser presenciais e/ou online”. Um serviço que se mostra mais atrativo porque “as consultas são gratuitas, anónimas e confidenciais, e os jovens sentem-se muito mais à vontade, não há rótulos, não há estigmas e falam destes assuntos como de qualquer outro” assegurou Rolando Silva. Este Programa Cuida-te + conta com outras medidas de educação para a saúde como o teatro debate, onde há uma troca de informação entre os atores e os jovens que estão na plateia, e a unidade móvel que vai às escolas e a outros espaços para promoção de sessões informativas, promover o contacto com técnicos de saúde e divulgação das diferentes medidas deste programa.

Durante a sessão, as psicólogas Catarina Campos e Carolina Cunha, do Gabinete de Saúde Juvenil de Braga, deram a conhecer aos jovens o que são comportamentos aditivos, principais dependências dos jovens em Portugal, o que leva ao consumo dessas substâncias, quais as ferramentas alternativas e muito mais numa palestra interativa com participação dos jovens do 10ºano.

Um dos jovens presentes, Francisco silva, disse que a sessão se mostrou muito interessante, “aprendi as causas negativas do álcool e das drogas, e se eu tivesse um vício destes, era capaz de pedir ajuda a este serviço, porque me parece muito capaz na resolução destes problemas”.

Esta candidatura é mais uma resposta na área da educação para a saúde, no âmbito da prevenção, reforçando a boa parceria dos Serviços Sociais e de Saúde da Câmara Municipal com o Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto.