Corta-Mato Escolar reúne dezenas de jovens em Celorico de Basto para promover vida saudável

Dezenas de estudantes participaram no Corta-Mato Escolar em Celorico de Basto, um evento desportivo que incentivou a prática de exercício físico e sensibilizou os jovens para a importância de hábitos de vida saudáveis. A iniciativa decorreu com elevada participação e entusiasmo e reforçou o papel do desporto escolar na promoção do bem-estar e desenvolvimento físico dos mais novos.

O Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, com o apoio do Município de Celorico de Basto, realizou mais uma edição do Corta-Mato Escolar, um evento que juntou dezenas de alunos num ambiente de convívio e competição saudável. A iniciativa, que decorreu hoje, quarta-feira, 23 de outubro, reflete o compromisso da autarquia com a promoção de hábitos de vida ativa e saudáveis entre os mais jovens. O corta-mato foi uma verdadeira festa do desporto escolar, contando com a presença de alunos de várias idades que percorreram os trajetos traçados especialmente para a ocasião. Além de fomentar o espírito competitivo, a prova visa sensibilizar os participantes para a importância da prática regular de exercício físico, essencial para o seu desenvolvimento físico e mental.

Maria José Marinho, vereadora responsável pelo pelouro da educação e da juventude, destacou a relevância desta iniciativa no contexto das políticas de saúde pública e desporto apoiadas pela autarquia. “O corta-mato escolar é um exemplo claro de como podemos, em conjunto com a comunidade escolar, incutir nos mais jovens a importância de uma vida ativa e saudável. O apoio do Município a este tipo de eventos reafirma o nosso compromisso com a promoção da prática desportiva e de boas práticas na área da saúde, essenciais para o bem-estar das futuras gerações.”

A vereadora, que marcou presença na entrega de prémios, sublinhou ainda o papel essencial da autarquia na criação de sinergias com as escolas para o desenvolvimento integral dos jovens. “Temos vindo a trabalhar lado a lado com o Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto para proporcionar aos nossos jovens oportunidades de crescimento pessoal e social, através de atividades que promovem não só o desporto, mas também valores de cidadania e espírito de equipa. É nosso dever continuar a apoiar e incentivar todas as iniciativas que contribuam para a formação de cidadãos mais saudáveis e conscientes.”

O corta-mato escolar encerra assim mais uma edição de sucesso, demonstrando a força do desporto escolar no concelho e reforçando a importância da colaboração entre a autarquia e a comunidade educativa na construção de um futuro mais saudável e ativo para os jovens de Celorico de Basto.