Insegurança para veículos e peões na estrada nacional 210, junto à escola Profissional Agrícola eng. Silva Nunes levou a autarquia celoricense a articular todos os esforços com a Ministério das Infraestruturas para solucionar este grave problema de insegurança.
A partir desta segunda-feira, a autarquia celoricense foi informada, em comunicado enviado pelas Infraestruras de Portugal, da consignação da empreitada que irá assegurar a melhoria das condições de segurança e circulação.
A solução desenvolvida prevê o alargamento da plataforma da atual EN210 , de modo a ser possível implantar uma gare de transportes públicos no sentido decrescente (Celorico de Basto – Fermil), um ilhéu físico na zona de passadeira e passeios nas suas imediações, para que seja possível a sua utilização e a espera e acesso aos transportes públicos de forma segura.
Este troço da EN210 mostra-se particularmente perigoso, e “exigia que fossem encontradas as soluções ideais para solucionar este problema de insegurança. Trata-se do troço de acesso à escola Profissional Agrícola Eng Silva Nunes que colocava em causa, com ocorrências trágicas, a circulação segura dos jovens sobretudo no acesso à carreira pública. Tudo fizemos junto das Infraestruturas de Portugal para solucionar o problema, e depois de elaborado o projeto a obra foi finalmente adjudicada para o arranque dos trabalhos” ressalva o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima.
A execução desta obra irá condicionar a circulação rodoviária, com circulação alternada.
Está prevista a conclusão da obra para agosto do ano em curso.