Investimento de 12 milhões de euros garante ligação da variante EN210 de Veade até ao Corgo.
Em comunicado do Conselho de Ministros, o governo anunciou ontem, 10 de novembro, que foi autorizada a realização de despesa para a concretização da empreitada da Via do Tâmega – Variante à EN210, no montante máximo de 12 milhões de euros.
Este é um passo importante na concretização de uma ligação há muito reclamada pelo Município de Celorico de Basto, que permitirá o acesso ao nó da A7 no Arco de Baúlhe.
José Peixoto Lima, presidente da autarquia, congratulou-se com este anúncio do governo, lembrando “que esta é uma reivindicação antiga e justa da população de Celorico de Basto, que continua, há mais de 30 anos, que o Estado cumpra com o acordo que extinguiu a linha de comboio em troca de uma obra que não está ainda concluída”. “Esta decisão premeia o esforço e persistência da Câmara Municipal, mas não significa ainda o fim da luta, continuaremos a bater-nos pela conclusão da obra até ao Arco de Baúlhe, bem como todas as ligações rodoviárias prioritárias para o concelho, nomeadamente o nó da Lameira e a ligação a Felgueiras”, concluiu.
A decisão do Conselho de Ministros vem desbloquear o processo de construção da ligação até ao Corgo, permitindo o lançamento do concurso para a conclusão da obra que está contemplada no PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e, por isso, deverá estar concluída até 2026.