Concerto dos Cardo Roxo encheu a igreja de Fervença

Apesar das condições meteorológicas, com chuva intensa, a igreja do Divino Salvador de Fervença encheu, este sábado, 24 de fevereiro, para aplaudir os Ensemble Cardo-Roxo que presentearam todos os presentes com o seu repertório “sempre divino”.

A igreja encheu para assistir ao concerto, uma iniciativa promovida pela Rota do Românico e integrada no ciclo de concertos “Ad Orientem”. Este espetáculo contou ainda com a colaboração do Município de Celorico de Basto. Maria José Marinho, Vereadora da Cultura do Município de Celorico de Basto, esteve presente e teceu largos elogios à apresentação. “Foi um momento único, a música tradicional foi aqui apresentada com uma grandiosidade sublime, a Rota do Românico tem conseguido imprimir um dinamismo muito interessante aos monumentos que a integram, num acrescentar de valor constante o que muito nos enobrece enquanto território”.

Apresentaram pela primeira vez a canção tradicional Vareira de Basto é uma canção com fortes ligações a Celorico de Basto com arranjo de Daniela Leite Castro, tendo recebido fortes aplausos do público presente.

O Cardo Roxo foi criado em 2012 e dedica-se à descoberta, exploração e divulgação de repertório de tradição oral português. Na Viola da Gamba e Voz conta com Carmina Repas Gonçalves, na Gaita de Foles e Voz com Antony Fernandes e na Percussão Tiago Manuel Soares.