Ciências de Basto e Barroso 2º encontro encerrou com promessas de mais e melhor para 2024

Celorico de Basto acolheu nos dias 06, 07 e 08 de julho, cerca de 2 centenas de professores na área das ciências que participaram no Ciências de Basto e Barroso 2º encontro, uma formação creditada, pelo Centro de Formação de Basto e Barroso, que promete ser ainda mais atrativa em 2024.

As expetativas no final do encontro estavam no auge. Formandos e entidades organizadoras eram unanimes, “este encontro foi um verdadeiro sucesso, estamos cansados mas muito satisfeitos” palavras de Maria João Rema, docente do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, entidade parceira na organização. “Somos uma equipa de colegas altamente motivados, que trabalhou arduamente para que tudo corresse bem. E estamos muito satisfeitos, foi fantástico e estamos motivados para em 2024 fazer mais e melhor”. Além destes três dias foi promovida uma semana da ciência, que versou numa parte mais científica em “que mostramos à comunidade os nossos trabalhos, dos nossos alunos, e à noite desenvolvemos um programa mais cultural, mais lúdico, com a participação de inúmeros celoricenses, foi maravilhoso. No que respeita à formação há colegas que já perguntaram se podem fazer pré-inscrição para 2024. As expetativas estão muito elevadas mas estou certa de que estamos todos motivados para fazer mais e melhor”. Sem desvendar completamente o véu, Maria João Rema diz que em 2024 irão acrescentar mais um item que será a Tecnologia e continuarão, com outros upgrades, no 3º encontro Ciências de Basto e Barroso.

As sugestões de crescimento deste encontro em 2024 foram imediatamente apoiadas pelo Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima que, e tal como aconteceu nesta edição, prometeu todo o apoio possível para que em 2024 os Encontros de Basto e Barroso voltem a ser um sucesso. “Só cooperando é que se consegue chegar mais longe, fazer mais, fazer melhor, este encontro foi muito benéfico para os formandos, mas foi também muito benéfico para o território. O objetivo que vos trouxe foi a formação, mas acoplado a esse objetivo veio uma terra para conhecerem, uma gastronomia, um alojamento, a cultura, a tradição, as gentes, e estou certo de que sairão daqui com o coração cheio de boas memórias e que regressarão novamente”.

Este foi um encontro que contou com a parceria fundamental da Universidade de Trás os montes e Alto Douro, sobretudo na componente científica, mas também pelo número de formadores oriundos desta universidade que estiverem presentes como palestrantes.

Os formandos estavam deslumbrados com a formação e o território como podemos aferir com Ana Almeida, docente da Maia, que disse que este encontro “está muito bom, uma experiência fantástica, uma partilha de ideias, uma atualização de conhecimentos, uma mais valia este evento. O concelho é muito bonito, tem muito potencial, há muito para visitar, muito para conhecer, recomendo”.