Centro interpretativo da Rota do Românico da Igreja de Santa Maria de Veade prevê abrir ao público no terceiro trimestre deste ano.

O Centro Interpretativo da Rota do Românico em Celorico de Basto surge da reabilitação e adaptação de um edifício contiguo à igreja de Santa Maria de Veade e conduzir-nos-á numa viagem entre o século XIII e o século XVIII. A obra foi promovida Associação de Municípios do Douro e Tâmega promoveu, desta vez, um projeto da Rota do Românico, no município de Celorico de Basto.

O projeto foi alvo de uma candidatura que permitiu uma intervenção parcial do edifício, contígua à Igreja de Santa Maria de Veade, dotando-o de estruturas necessárias ao seu bom funcionamento com condições de acolhimento ao público, condições de exposição e divulgação cultural que permitam o desenvolvimento de projetos pedagógicos. Esta obra, agora concluída, vai permitir uma maior dinamização cultural, com iniciativas variadas que contribuirão para uma dinâmica no território.

A intervenção no edifício passou pelo piso superior, correspondendo à área de exposição e interpretação da Rota do Românico e das origens e transformações da Igreja de Santa Maria de Veade. De referir que é a nas esculturas que a Igreja, românica, de Santa Maria de Veade se destaca. As sereias, criaturas míticas e híbridas, dançam nas pedras, transformando-se, na idade média, em mulheres, metade peixe, encantando os homens para o pecado.

Este espaço expositivo será apoiado por três salas para apoio pedagógicos, uma sala para apoio administrativo e uma instalação sanitária acessível a pessoas com mobilidade condicionada.

Este investimento que contemplou empreitada, museografia e mobiliário do Centro Interpretativo da Igreja de Santa Maria de Veade, rondou os 211 mil euros, com uma comparticipação de 85% do FEDER.

Para a Presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios do Douro e Tâmega, Cristina Vieira, este é mais um projeto concluído “que demonstra a capacidade de captação de fundos comunitários pela AMDT e a missão de preservação e promoção do património cultural do território em que opera”.

Apesar da obra do centro interpretativo estar concluída a mesma só será aberta ao público após a conclusão das obras de beneficiação da Igreja de Santa Maria de Veade com a limpeza dos paramentos exteriores em granito, promovidas pelo Município de Celorico de Basto. Para José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal, a conclusão integral de toda esta intervenção irá dotar este espaço de uma dinâmica cultural revigorante e atrair muitos visitantes e curiosos. Ao mesmo tempo é demonstrativa da interligação entre entidades pra a valorização do património edificado”.