Centro de Promoção de Produtos Locais e Tradições da Mota em fase final de conclusão

As obras deste espaço, localizado no centro urbano da Mota, estão em fase final de conclusão, estando a decorrer a empreitada dos arranjos urbanísticos exteriores.

Este edifício, designado de “Centro de Promoção de Produtos Locais e Tradições da Mota” resulta de uma intervenção de raiz, de um edifício em estado de abandono e degradação. A nova edificação permitirá de forma integral e integrada a valorização e dinamização dos produtos locais com um valor natural único e diferenciador, onde se incluem um conjunto de saberes e tradições característicos desta região e das suas gentes.

Ao mesmo tempo “pretende ser um polo dinamizador de oferta turística e de atratividade orientado para o que é endógeno numa terra vocacionada para o turismo rural e de natureza” disse o Presidente da Câmara Municipal de Celorico e Basto, José Peixoto Lima. O autarca assegura que este edifício estará dotado de todas as condições para “preservar e consolidar a identidade local, levando aquela comunidade a sentir o edifício como seu e como marca do território. Um centro de difusão de informação turística, empresarial e cultural que irá corroborar com o nosso projeto de desenvolvimento local assente sobretudo na máxima da preservação do território”.

O edifício do Centro de Promoção de Produtos Locais e Tradições da Mota é um projeto âncora da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE, com um investimento total de 517.021,91€, distribuídos pela construção do edifício e aquisição de mobiliário e equipamento informático, financiado pelo FEDER.