Centenas de jovens no torneio de mini-basquete em Celorico de Basto

Mais de 200 jovens estiveram este fim de semana em Celorico de Basto a participar no Torneio de Abertura de mini-basquete sub-8, sub-10 e sub-12.

A iniciativa foi o arranque da época desportiva e contou com a participação de várias equipas, o Basket Clube de Celorico de Basto, o Sporting Clube de Braga, o Vitória SC, o GDAS, o clube José Régio, o SC Maria Da Fonte e o CTM Vila Pouco Aguiar.

Um torneio promovido pelo Município de Celorico de Basto e pelo Basket Clube de Celorico na perspetiva de dar alcance a esta modalidade. “O desporto tem um papel fundamental nesta concelho, prova disso são os contratos programa que estabelecemos com os clubes locais e que ajudam essas associações a desenvolverem as suas atividades de forma mais autónoma promovendo o desporto nas escolas e na comunidade” disse José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. Diz o autarca que o “basquetebol, como outras modalidade, não tinha grande prática neste concelho e veio ganhar maior projeção com a criação do Basket clube de Celorico de Basto que promove esta modalidade nas escolas e que conta já com dois escalões em competição. A presença deste encontro em Celorico é um sinal claro do crescimento da modalidade”.

Um torneio que traz outras vantagens a Celorico de Basto nomeadamente à economia local. “Estas iniciativas mexem também com economia local, com as equipas a trazerem ao concelho os pais e familiares das crianças, que procuram conhecer o concelho e degustar os produtos da região”.

Neste torneio de abertura o mais importante não são os resultados mas “o convivo proporcionado, um dinamismo que torna os jovens atletas mais autónomos e que fomenta o espírito de equipa e de grupo, criando equipas mais coesas e jovens mais responsáveis, objetivos que priorizamos no Basket Clube de Celorico de Basto” disse João Carlos Oliveira, Presidente do clube Celoricense.