Celorico de Basto viveu intensamente as Jornadas Mundiais da Juventude

Os Dias na Diocese foram vividos em Celorico de Basto nos dias que antecederam o início efetivo das JMJ, que arrancam hoje, em Lisboa.

A participar nas JMJ em Lisboa teremos 91 jovens de Celorico de Basto.

Em Celorico, o Município associou-se ao Arciprestado e juntos proporcionaram o melhor acolhimento a cerca de 700 jovens oriundos de França, Troyes, e de Espanha, Toledo.

O grupo de França chegou a Celorico no dia 26 de julho e o grupo de e Espanha chegou no dia 29. Toda a logística inerente ao acolhimento destes jovens foi proporcionada pelo Município, desde os locais onde ficaram a pernoitar, a alimentação e o merchandising. A orientação dos grupos foi da responsabilidade do Comité Organizacional Arciprestal que com mais de 50 voluntários permitiram a organização de múltiplas atividades, com incidência em ações de âmbito religioso. O grande dia deste acolhimento decorreu no dia 29 de julho, com visitas à igreja paroquial do Corgo, onde se encontra sepultado o Venerável Frei Bernardo de Vasconcelos, patrono destas Jornadas Mundiais da Juventude por Braga, e caminhadas na ecopista. A tarde contou com uma missa campal, no Parque Urbano do Freixieiro, presidida pelo Arcebispo de Toledo, D. Francisco Chaves, no final decorreu um arraial e os presentes foram convidados a desfrutar da programação inerente às Festas do Concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, acedeu, desde o primeiro momento, a colaborar com as JMJ, nomeadamente com os Dias na Diocese, “não poderíamos ficar fora deste momento único e irrepetível, no nosso tempo, no nosso país. As JMJ são o evento que mais gente atrai a este país, um marco na fé católica, onde milhões de jovens peregrinos participam. A participação da autarquia neste DND foi aceite deste o primeiro instante e vivemos momentos muito intensos de fé, proporcionados por estes jovens, ao longo destes dias”.

Ontem, partiram para Lisboa os jovens de Celorico de Basto para participar nas JMJ. A maioria dos jovens deste concelho vai para Lisboa na sexta para participar nas cerimónias durante o fim-de-semana de 4, 5 e 6 de agosto.