Celorico de Basto viveu a Via Sacra ao vivo

O momento que simbolizou a Paixão de Cristo desde a condenação à morte na cruz foi hoje interpretado, com entrega e devoção, na igreja paroquial de S. Pedro de Britelo, pelos idosos do Celorico a Mexer.

A Semana Santa é um tempo marcante para os católicos e em Celorico de Basto os idosos que integram o Programa do Município de Celorico de Basto, Celorico a Mexer, voltaram a ser os protagonistas da Via Sacra, percorrendo o percurso de Jesus desde o Pretório até ao Calvário. Entre interpretação, liturgias e cânticos, a via Sacra comoveu os presentes a cada estação.

A assistir à cerimónia esteve o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, que se mostrou emocionado com as interpretações de cada estação. “São momentos com um simbolismo, muito marcantes e comoventes, verdadeiramente interpretados com fé e devoção. Uma cerimónia muito bem orientada e que evidência o trabalho e empenho dos trabalhadores deste programa e o dinamismo dos idosos que participam”. Para José Peixoto Lima, “estes momentos de reflexão preparam-nos para receber a festa da Páscoa e Jesus Ressuscitado”.

A acompanhar o Presidente da Câmara Municipal esteve a vereadora da Ação social, Maria José Marinho e o vice-Presidente da Câmara Municipal, Domingos Teixeira.

A cerimónia foi presidida pelo Pe. Carlos Macedo, pelo Pe. Parcidio Rodrigues, e o Diácono Sérgio Araújo, em estágio pastoral no Arciprestado.