cartaz feira de abril

Celorico de Basto transforma antiga escola primária num Centro Cultural

Centro Cultural de Fermil será inaugurado no próximo sábado, 29 de abril, pelas 18h00. Trata-se de uma antiga escola primária, inaugurada em 1952 e que se encontrava em estado devoluto, sem quaisquer funções.

O Município de Celorico de Basto verificou necessário “dotar o edifício de condições para que a população de Fermil volte a “frequentar a escola” disse o Presidente da autarquia, José Peixoto Lima.

Este novo espaço a inaugurar, irá manter a traça do edifício antigo e conter um conjunto de serviços polivalentes e de proximidade, assim como áreas preparadas para um conjunto de iniciativas diversas na área cultural e social a implementar através de entidades públicas, privadas e associativas. “Uma mais-valia como centro difusor de informação e conhecimento, mantendo-se o mais próximo possível das populações. É imperativo que este espaço reúna condições para criar oportunidades potenciadoras de sinergias e de cooperação entre os agentes locais, incitando à realização de iniciativas como apresentação de produtos, realização de exposições, palestras… “.

Além da recuperação do edificado foi também reabilitado o amplo espaço exterior, agora equipado e preparo para nele ocorrerem e eventos de natureza diversa, como o que vai ocorrer durante este fim-de-semana com o mercado de produtos locais, gastronomia e vinhos e animação cultural.