Celorico de Basto sensibiliza para a Saúde Mental

Palestras e jogos para estimular a memória foram alguns das atividades promovidas ao longo desta semana.

Trabalho de prevenção junto dos idosos mostra-se crucial considerando fatores como o isolamento e a solidão.

Uma semana dedicada à sensibilização para a saúde mental com os utentes da UMS e do Celorico a Mexer a receber, pela Psicobasto – Centro Médico Terapêutico, informação sobre sintomas, o que é a saúde mental, e outras informações para diagnóstico e prevenção, “num tempo desafiante, onde as pessoas são colocadas à prova de forma regular e se esquecem, de cuidar de si, da sua saúde mental, tão importante para a vivência em comunidade” disse Maria José Marinho, Vereadora da ação Social e Saúde do Município de Celorico de Basto. “Os idosos são especialmente vulneráveis à falta de saúde mental muito condicionados por fatores como a solidão e o isolamento, mas também o sedentarismo, as doenças crónicas, a falta de hábitos saudáveis. Por isso, a necessidade cada vez mais premente de serviços de proximidade como a UMS e o Celorico a Mexer, serviços que tiram os idosos do seu conforto, que quebram a sua rotina e os “arrastam” para outras práticas, que os fazem mexer, conviver, estar em comunidade, pensar em coisas boas, em coisas positivas” continuou a autarca.

Os utentes que utilizam a UMS foram sensibilizados para a Saúde Mental com uma palestra informativa e interativa onde psicólogos e idosos partilharam posições sobre esta temática e perceberam a necessidade do bem-estar físico e mental.

Junto do Celorico a Mexer as psicólogas da Psicobasto-Centro Médico Terapêutico desenvolveram jogos de memória sensoriais e motores. A psicóloga da Psicobasto, Paula Barros, disse que “é objetivo sensibilizar para uma temática ainda negligenciada, imprimindo atividades que podem fazer a diferença e ao mesmo tempo esclarecer para as patologias mais frequentes e como fazer para prevenir”.