De 11 a 14 de novembro, oficialmente o Dia Mundial da Diabetes, o Município de Celorico de Basto sensibiliza para a diabetes, com uma intensa campanha de sensibilização, realizada nas escolas, no programa Celorico a Mexer e na Unidade Móvel de Saúde.
As crianças e os jovens do Agrupamento de Escolas irão desfrutar de uma sobremesa saudável, uma prática diária mas com enfoque em várias frutas da época, apresentadas de forma lúdica para reforçar o gosto dos mais pequenos. “Não podemos deixar de sensibilizar para uma doença, infelizmente muito frequente, e que condicionada a vida das pessoas. A perceção dessa realidade, com campanhas de sensibilização, contribui positivamente para a mudança de comportamentos da nossa comunidade e melhora substancialmente a qualidade de vida de todos” assegura a Maria José Marinho, Vereadora, da Ação Social e Saúde da autarquia Celoricense.
Os idosos do programa Celorico a Mexer serão convidados a meter as “mãos na massa” e a preparar o seu próprio lanche saudável, “com o objetivo de ensinar receitas simples, mas que poderão fazer a diferença no bem-estar geral desta população. Nestas faixas etárias há maior propensão ao sedentarismo e à alimentação descuidada, contribuindo para o aparecimento da diabetes, é por isso nossa intenção, sensibilizar de forma continua e ininterruptamente para as problemáticas direcionadas à saúde” disse Helena Martinho coordenadora da Ação Social e Saúde do Município.
Durante todo o mês de novembro estão a ser promovidos rastreios na Unidade Móvel de Saúde e o cálculo do risco de diabetes. Paralelamente foram desenvolvidos flyers informativos, distribuídos pela população do concelho.