SOCALCOS

Celorico de Basto recebeu a peça de teatro “Socalcos”

O Teatro do Montemuro apresentou, este domingo, 2 de outubro, no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa, a Peça de teatro “Socalcos”, inserida no Festival Inventa, na Ação Escrita em Cena.

A peça atraiu dezenas de pessoas ao Centro cultural ávidas por conhecer mais do interior entre Douro e Minho, e perceber a origem dos Socalcos.

 O Teatro do Montemuro recorreu ao conto de Soeiro Pereira Gomes para falar com clareza dos Socalcos tema recorrente do Barão de Forrester durante as repetidas incursões topográficas que apreendeu até desenhar o monumental Mapa do Douro Portuguez e Paíz Adjacente. Uma viagem alucinante narrada pela pessoa que veio a salvar a Ferreirinha (1811-1896) da ira das águas do Rio e que contou com a grandiosidade de Camilo Castelo Branco a orienta-lo no caminho, com os seus muitos escritos.

Para a Vereadora da Cultura do Município de Celorico de Basto, Maria José Marinho, “esta foi uma viagem absolutamente alucinante num trabalho de interpretação que nos cativou a todos. Senti-me a viajar no tempo, saio mais rica desta sala, levo comigo um pouco mais do meu território e estou certa que é um sentimento partilhado por toda a plateia, que felizmente marcou presença neste momento cultural”.

A peça foi encenada por Paulo Duarte e produzida pelo Teatro do Montemuro que contou com a participação de elementos de outros grupos de teatro nomeadamente duas atrizes do Grupo de Teatro Celoricense, Natércia Seixas e Teresa Seco.

Contactos

Câmara Municipal
Praça Cardeal D. António Ribeiro n.º 1
4890-291 Celorico de Basto


T. (+351) 255 320 300

E. geral@mun-celoricodebasto.pt