José Peixoto Lima deu as boas-vindas e agradeceu a participação das Tunas convidadas

Celorico de Basto recebeu 2.ª edição do Tunacel

Encontro de Tunas Académicas de Celorico de Basto juntou centenas de participantes, num evento que juntou 5 tunas e animou o concelho durante todo o fim-de-semana.

Celorico de Basto foi palco para a segunda edição do Tunacel, um encontro de tunas universitárias que deixou uma marca muito positiva na sua primeira edição. Interrompido pelos constrangimentos da pandemia, o Tunacel voltou em força juntando 5 tunas: a Augustuna – Tuna Académica da Universidade do Minho, Imperial TAFFUC – Tuna Académica da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, TAISEP – Tuna Académica do Instituto Superior de Engenharia do Porto, TAFEP – Tuna Académica da Faculdade de Economia do Porto e a TFEP – Tuna Feminina de Economia do Porto, que se apresentou extraconcurso.

O Tunacel, nasceu da vontade e empenho de um conjunto de estudantes universitários naturais do concelho, que frequentam ou frequentaram vários estabelecimentos de ensino por todo o país e lançaram o desafio de se fazer um festival de tunas em Celorico de Basto.

O evento decorreu no passado fim-de-semana, entre 21 e 23 de outubro, com um conjunto de atividades que animou vários espaços da sede do concelho Celoricense, apesar da chuva intensa que se fez sentir, obrigando à mudança de local das atividades previstas para o ar-livre.

Juntando mais de uma centena e meia de estudantes universitários, foi um fim-de-semana em que Celorico de Basto se cobriu do negro dos trajes académicos, mas também da alegria contagiante e ambiente festivo que estas Tunas trouxeram ao concelho, realizando espetáculos muito apreciados pelo público presente ou que assistiu à transmissão on-line do evento.

Pedro Alves, um dos cofundadores, destacou a “Importância deste tipo de eventos culturais para a dinamização do concelho, que possui um número considerável de estudantes universitários que encontram, assim, motivação para regressar ao concelho e concretizar as suas ideias e projetos. De igual forma, é importante destacar todo o apoio que o festival recebeu dos empresários, comerciantes locais e da população celoricense. Estes aderem sempre, de forma entusiástica, a estas iniciativas, recebendo de forma acolhedora aqueles que nos visitam, dando-lhes motivos para regressarem a este cantinho do Minho. Por último, quero agradecer ao Município por toda a ajuda disponibilizada durante todo o evento, agilizando a sua concretização. Sem a mesma, a realização do Tunacel não seria possível. Esperamos que o espírito académico e tuneril continue a contagiar Celorico por muitos mais anos!”

José Peixoto Lima, Presidente da autarquia, destacou “o empenho destes jovens universitários, que têm amor à terra e vontade de trabalhar para o seu progresso”, referindo ainda que “o Município apoiou e continuará a apoiar, na medida das suas possibilidades, a realização destas atividades que resultam num enriquecimento da agenda de atividades e promoção do bom nome do concelho”, concluiu.