Reabilitação estação de Mondim - Cartaz

Celorico de Basto reabilita Estação de Mondim e Azulejos

Depois de meses de intervenção, a Estação de Mondim, na freguesia de Veade, em Celorico de Basto, está concluída e a inauguração agendada para o próximo domingo, 5 de março, pelas 11h30.

A estação faz articulação com a ecopista e a sua recuperação assentou na preservação dos materiais recuperados, preservando e mantendo a tradição, tais como cantarias, pavimentos e azulejos, com materiais idênticos ao existente ou com eles compatíveis.

Esta recuperação procurou preservar o património edificado e “em simultâneo a modernização e melhoramento dos equipamentos, considerando que os mesmos estavam em evidente estado de degradação” disse o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima. O autarca observa que “com esta reabilitação estamos a dotar o concelho de acrescidos fatores de atração turística e a estimular o investimento privado, contribuindo assim, para o aumento da qualidade de vida dos habitantes e para o crescente aumento do número de visitantes”.

O edifício da Estação é constituído por dois pisos, já devidamente reabilitados assim como o cais, os espaços serão concessionados a uma empresa privada para alojamento, promoção turística e gastronómica. “Será um espaço de apoio ao funcionamento da Ecopista, o qual estará permanentemente aberto ao público e no qual os utentes da ecopista podem alugar bicicletas e trotinetes, recolher informação e até degustar os nossos excelentes produtos locais”

Esta estacão, situada no concelho de Celorico de Basto, tem grande relevância para a população do concelho vizinho, Mondim de Basto, uma vez que fica localizada mesmo junto a esse concelho e servia a população quando o comboio funcionava.