Celorico de Basto promove roadshow de apresentação do Orçamento Participativo Jovem

O Município de Celorico de Basto vai promover um roadshow de apresentação do Orçamento Participativo Jovem, uma iniciativa que pretende envolver a juventude na governação do município, estimulando a cidadania e a participação democrática.

O roadshow irá passar pelas escolas e pelos polos urbanos do concelho, com o intuito de informar os jovens sobre as regras do Orçamento Participativo Jovem e motivar esses jovens para a apresentação de projetos e posteriormente, na votação.

Esta é a primeira edição do Orçamento Participativo Jovem em Celorico de Basto, uma iniciativa, que coloca nas mãos dos jovens a decisão sobre como investir parte do orçamento municipal. Os jovens, entre os 14 e os 35 anos, podem apresentar projetos que visem melhorar a qualidade de vida no concelho. O projeto mais votado terá uma dotação orçamental até 20.000€.

O roadshow arrancou no passado dia 16 de outubro com uma apresentação na Escola Profissional Agrícola Eng.º Silva Nunes e prossegue no dia 26 de outubro, com uma sessão na EB de Gandarela. A partir daí, o roadshow irá passar pelas diversas escolas do concelho, bem como pelos polos urbanos de Fermil, Gandarela, Mota e na sede do concelho.

26 de outubro – 11h30 – EB de Gandarela

27 de outubro – 21h00 Polo Urbano da Mota – Auditório da Escola Básica

28 de outubro – 17h00 – Polo Urbano de Fermil – Centro Cultural de Fermil

28 de outubro – 18h30 – Sede do concelho – Auditório da biblioteca Municipal

31 de outubro – 10h30 – EB da Mota

– 11h30 – EB/S Celorico de Basto

– 22h00 – Sede da Junta de Freguesia de Basto, S. Clemente

O objetivo do roadshow é informar os jovens sobre esta nova iniciativa e motivá-los a participarem. O Município de Celorico de Basto acredita que a juventude tem um papel fundamental na construção do futuro do concelho e que esta iniciativa é uma forma de dar voz aos jovens e de os envolver na governação do município.

Para mais informações, consulte o site do Município de Celorico de Basto ou contacte a Divisão de Juventude através do telefone 255 320 300