Celorico de Basto preserva identidade de antiga escola primária e transforma-a num Centro Cultural

Em Fermil de Basto a Escola primária foi transformada num Centro Cultural, um espaço polivalente com múltiplas funções, que preserva a traça original do edifício e mantém a memória das funções antigas e das gentes que a frequentaram. O Centro Cultural de Fermil foi inaugurado ontem, 29 de abril, um momento solene que contou com a presença de várias edilidades e da comunidade de Fermil de Basto.

“Esta vila tem finalmente um centro cultural, o centro cultural de Fermil” disse José Peixoto Lima, Presidente da  Câmara Municipal de Celorico de Basto, durante a  inauguração do espaço. O autarca olha para este Centro Cultural como a joia de Fermil, que irá restabelecer a identidade cultural que esta vila sempre granjeou. “Um dia muito especial para a vila de Fermil, este importante conjunto, outrora abandonado, ganha agora novas funções, uma nova vida, uma vida de sucesso, uma pequena joia nesta vila de Fermil de Basto.  Em 1952 este edifício foi inaugurada pelo presidente da Câmara, Pinheiro Torres, também natural da freguesia de Canedo, aos longo dos anos passaram por aqui milhares de alunos, centenas de professores e muitas pessoas que exerceram aqui a sua profissão. A reabilitação deste espaço não era apenas um sonho meu, era do Sr. Peneda, que tanto se empenhou, era do Francisco Magalhães que esteve presente desde o primeiro instante em que pensamos na candidatura para o reabilitar, foi de todos aqueles e aquelas que vivem intensamente esta terra, o bairrismo de ser de Fermil”. Há 22 anos Fermil foi elevado a Vila, precisamente “no dia 19 de abril a Assembleia da República decidiu atribuir o título de vila a esta localidade de Fermil, um dia marcante porque era nessa data que se realizava uma grande Feira Anual, uma feira que será reabilitada com o apoio do Município e das muitas vontades já manifestadas”.    Com este Centro Cultural “Fermil vai voltar a viver o dinamismo cultural que sempre o caracterizou, tem aqui um espaço que vai para além do Espaço Cidadão e dos Correios, serão disponibilizados um conjunto de serviços para as populações, e têm a  partir de hoje, um amplo e belo espaço exterior para atividade diversa, o que hoje apresentamos é apenas um pouco do muito que aqui se pode realizar, por todos. O bairrismo identitário de Fermil tem que impor no presente e afirmar-se no futuro, e nós cá estaremos para contribuir juntamente com toda a comunidade. Juntos faremos de Fermil  uma terra mais próspera e atrativa”. O autarca elencou os vários domínios onde Fermil de Basto se destaca, e as várias entidade se associações que o elevam enquanto vila.  “ Afirmou-se na cultura em vários domínios, no desporto com o Fermilense, na educação e formação com a criação de uma escola profissional, soube dinamizar um vasto conjunto de resposta sociais através do Centro Social e Paroquial de Molares, tem um Centro Escolar moderno, um posto médico, com horário alargado de funcionamento e um parque de lazer com um potencial enorme para se desenvolver e uma atividade comercial que irá, com o apoio certo, voltar a reerguer-se”.

Após o descerramento da placa de inauguração, o espaço foi benzido pelo Arcebispo Primaz Emérito de Braga D. Jorge Urtiga, que se mostrou agradado por “ver um edifício destes recuperado e com funções atribuídas,”.

Um Centro Cultural que “engrandece Fermil” como aferiu o Presidente da Freguesia de Veade, Gagos  e Molares, José Peneda, “ só podemos estar felizes, satisfeitos e muito agradecidos pelo excelente trabalho desenvolvido e por, a partir de hoje, termos este fantástico espaço à disposição de todos os Fermilenses”.

A inauguração do Centro Cultural de Fermi foi uma festa com exposições, mercadinho com produtos locais, música, poesia, e muita animação.

A estas celebrações foi atribuído o nome Feira de Abril e decorre, com uma programação alargada, até amanhã, 1 de maio.