Celorico de Basto prepara-se para acolher a Festa do Livro

De 30 de março a 05 de abril, a Casa da Terra, em Celorico de Basto acolhe a Festa do Livro, uma iniciativa que conta com centenas de livros de várias editoras como a Penguim Livros, a Leya e a Bertrand Editora.

Uma festa que tem muito mais que livros e que, nesta edição, procura incluir a música, “numa mistura poética com a literatura”.

A abertura oficial está agendada para dia 30 de março, às 18h00, com um momento musical pela Academia de Música de Basto, com tributo a Luís Vaz de Camões.

No dia 31 de março, a festa continua com um encontro intergeracional “estórias com alma “ que junta os idosos do programa Celorico a Mexer com os crianças do centro escolar de Celorico de Basto. À tarde, a partir das 14h30, a comunidade é convidada a assistir ao momento “à conversa com…” que colocará vários cantores e compositores a falar de música e da escrita para a música, entre os quais Bezegol, Zé Faria, Cláudia Martins, , Nuno Melo, e Márcio Edu.Mundo. e Carla Lopes. Um momento que decorre no cineteatro dos Bombeiros Voluntários Celoricenses.

No dia 1 de abril, a feira do livro dá palco à booktoker Maria Rita Matos e bookstagramer Catarina Barbosa, um momento inovador que “colocar a juventude a ler”. No dia 2 de abril, voltamos à conversa e desta vez com o escritor João Manuel Ribeiro. Esta festa do livro decorre na semana concelhia da leitura e neste âmbito o centro escolar da mota e o Centro Escolar de Gandarela, irão acolher os “contos da Inácia”, iniciativa que se irá replicar no dia 4 de abril, para o centro escolar da vila e o centro escolar de Fermil.

No dia 03 de abril, logo às 10h00 da manhã, e para alunos e comunidade em geral, no cineteatro dos bombeiros voluntários Celoricenses, será apresentado “GPS com Cifrão” o famoso cantor e ator, num projeto inovador. À tarde, os visitantes da feira poderão assistir à iniciativa “ler Camões cantando pela Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes. Nessa mesma tarde será apresentado o livro “Abandono – o renascer” de Cátia Teixeira, e à noite também no CTBVC será promovido o concerto “Sérgio Mirra e os alunos do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto”.

Na sexta, a manhã conta com a apresentação “no reino dos porquês – a ciência cantada e contada por Carlos Fiolhais e Daniel Completo. À noite, a casa da terra acolhe a apresentação do livro “100 título” de perpetua Carvalho.

A festa do livro termina no dia 05 de abril, sábado, com grande momentos culturais. A tarde inicia com a entrega dos prémios do II concurso Literário de Poesia, segue-se a apresentação do livro infantil “A Prenda” de Ana Carolina Montenegro Machado pela Andorinha Astuta. Ao fim da tarde, é tempo da apresentação do livro de Martim Sousa Tavares “Falar Piano e Tocar Francês”.

A noite é reservada a um concerto a cargo da Orquestra sem Fronteiras, um momento “que se prevê extraordinário, reflexo da forma como queremos incluir as artes e, nesta edição em particular, a música, na festa do livro. Sintam-se todos convidados a viver a nossa Festa do Livro” disse a vereadora com o pelouro da cultura, Maria José Marinho. A autarca aproveitou para enaltecer “todo o trabalho desenvolvido pelo patrono desta Festa do Livro, o Afonso Valente Batista, que é o grande impulsionador desta festa e tem colaborado de forma incansável pela promoção cultural deste concelho”.

A festa do livro conta ainda com animação permanente pela “Era uma vez” , com um espaço dedicado aos autores locais, um espaço dedicado aos 200 anos de Camilo Castelo Branco e aos 500 anos de Luís de Camões, e obviamente, muitos livros.

Contactos

Câmara Municipal
Praça Cardeal D. António Ribeiro n.º 1
4890-291 Celorico de Basto


T. (+351) 255 320 300

E. geral@mun-celoricodebasto.pt