Celorico de Basto homenageia voluntários que colaboraram nas Jornadas Mundiais da Juventude nos DND

Na semana que antecedeu as Jornadas Mundiais da Juventude em 2023, centenas de jovens e adultos, participaram como voluntários no acolhimento de centenas de jovens, espanhóis e franceses, que estiveram em Celorico de Basto na ação Dias na Diocese.

E foi este envolvimento, esta dedicação e entrega que levou o Município de Celorico de Basto e o Arciprestado de Celorico de Basto a realizarem uma homenagem conjunta aos voluntários. A ação designada  “Dia do Voluntário JMJ” constou da celebração de uma missa campal no parque Urbano do Freixieiro seguida de um lanche convívio.

A comunidade, sobretudo os mais jovens, foi convidada a dar o seu tempo aos DND missão que acataram de imediato. “O acolhimento dos centenas de jovens em Celorico de Basto só foi possível com o envolvimento de todos, um envolvimento absolutamente altruísta, com a intenção clara de ajudar aqueles que acolhemos, a terem uma estadia serena, a viver este encontro entre jovens, a reforçar o espirito generoso, o sentido de paz e de grandiosidade humana inerente a estas jornadas. Foi um momento marcante para Portugal e para nós Celorico de Basto que conseguimos, com toda a elevação e sentido de missão criar as melhores condições para que todos se sentissem bem na nossa terra. A todos os que deram do seu tempo a esta missão, que se mostraram dispostos a se adaptar e a aprender para bem acolher, com sentido de compromisso e capacitação, bem hajam” disse José Peixoto Lima Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

Durante a tarde deste sábado, todos os presentes foram convidados a viver a eucaristia e a desfrutar de uma tarde de convívio e partilha, fomentando o crescimento pessoal de cada um.