Vice-presidente da câmara municipal e membro do conselho executivo do CLAS

Celorico de Basto com reunião de CLAS

O Conselho Local de Ação Social de Celorico de Basto reuniu e apresentou a estrutura proposta pela Comunidade Intermunicipal para o Diagnóstico Social.

A reunião do CLAS teve lugar no Centro Cultural com a presença de todas as entidades que integram este organismo, tendo sido orientada pelo Vice-presidente da Câmara Municipal, Domingos Teixeira.

O autarca afirmou que “esta é uma área de intervenção muito importante que visa, particularmente sanar problemas socais existentes com respostas claras e precisas dos apoios a toda a comunidade sejam crianças, idosos, deficientes ou famílias”.

Nesta reunião, os membros do CLAS foram informados do diagnóstico social que, segundo explicou Helena Martinho, membro do Núcleo Executivo do CLAS, será organizado em quatro áreas nomeadamente a área de risco, a área de vulnerabilidade social, área de pobreza e exclusão e área de exclusão estrutural. Para cada uma das áreas serão organizados grupos de trabalho, estando presentes nesses grupos elementos do Núcleo Executivo e elementos das entidades que compõem o CLAS, para identificação e caraterização de problemas, mas também, o seu contexto e especificidade, definindo prioridades de intervenção mediante análise fundamentada das situações diagnosticadas.

Importa reportar ainda, o parecer favorável do CLAS às candidaturas no âmbito do PRR, referente à requalificação e alargamento da rede de equipamentos e respostas sociais, concretamente a criação de vagas para resposta social creche, com o objetivo primordial de reforçar, adaptar, requalificar e inovar as respostas sociais dirigidas às crianças, na medida que contribui para a promoção da natalidade, do envelhecimento ativo e saudável, da inclusão e promoção da autonomia, da conciliação entre a atividade profissional e a vida pessoal e familiar e a coesão social e territorial.