concerto música clássica

Celorico de Basto celebrou o dia Mundial da Música

O Dia Mundial da Música celebra-se oficialmente 1 de outubro e o Município de Celorico de Celorico de Basto associou-se à paróquia de S. Miguel de Carvalho e à Junta de Freguesia de Carvalho e Basto Sta. Tecla e celebrou este dia com um concerto de órgão de tubos e canto, na Igreja de S. Miguel de Carvalho.

Um espetáculo que contou com a igreja bem composta para assistir ao concerto protagonizado pelo tenor Bruno Nogueira, pelo Contratenor, Rui Vieira, e no órgão por Paulo Santiago.

“Esta igreja apresenta uma acústica incrível para este género musical. A música clássica tem vindo a ganhar palco neste concelho porque entendemos que a cultura deve ser apresentada nas mais variadas formas para que a nossa comunidade possa ter acesso à mesma” disse Maria José Marinho, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Celorico de Basto presente no concerto. “ Não pretendemos vulgarizar este género de concertos, mas pretendemos ter datas anuais para que a comunidade posso ter um conhecimento mais alargado sobre o género musical sem ter que sair para fora do concelho”.

Um concerto que contou com a apresentação de peças referentes a compositores e movimentos artísticos de épocas distintas. Um espetáculo dividido em 3 quadros com peças como “Allegro Moderato” – pélúdio opus 12n1, de Joseph Surzynsky(1851-1919); “Andante Contabile” da Sonata em Sib maior KV 333, de W.A.Mozart (1756-1791) e “Afferentur regi virginis”/ Ao Rei oferecer-se-ão virgens”, de Luigi Cervi (1869-1916).