maça querina

Celorico de Basto celebrou o dia Mundial da Alimentação

Maças biológicas distribuídas pelas escolas do concelho

O Município de Celorico de Basto associou-se à celebração do Dia Mundial da Alimentação, comemorado oficialmente no dia 16 de outubro, com a distribuição de maças biológicas, produzidas no concelho.

Esta atividade surge em consonância com a aposta do Município, que retomou a gestão das cantinas escolares com a confeção própria das refeições, com produtos frescos e variados, fomentando uma dieta equilibrada e de melhor qualidade.

Hoje, em jeito de celebração do Dia Mundial da Alimentação, o Município distribuiu pelas cantinas escolares cerca de 1800 maças Querina – maças produzidas em modo biológico pela Lavoura da Bouça e adquiridas pelo Município.

O Presidente da Câmara Municipal, José Peixoto Lima, a Vereadora da Educação, Maria José Marinho, e secretário da Vereação, José Sousa, aproveitaram a data para almoçar com os alunos da escola Básica da Mota e reforçar a importância de uma alimentação saudável.

“A alimentação é um pilar fundamental para o crescimento saudável e por isso, é também da nossa responsabilidade, assegurar que os nossos jovens tenham acesso a uma ampla variedade de alimentos, na quantidade adequada, que lhes permite satisfazer as suas necessidades energéticas e nutricionais básicas, e com isso contribuir também para um maior rendimento escolar” disse o autarca celoricense. José Peixoto Lima, associou-se a esta data e reforçou a importância de consumir ”produtos locais, produzidos de forma biológica, numa valorização crescente do que é nosso. O consumo do que é nosso contribui de forma efetiva para a sustentabilidade ambiental, ajuda economicamente os nossos produtores e promove hábitos de alimentação saudáveis, temos que ser conscientes e fomentadores destas práticas”.