Celorico de Basto celebrou o Dia Internacional do Idoso

Última atualização:

Uma efeméride com relevância efetiva no concelho de Celorico de Basto considerando os serviços de proximidade que existem em beneficio dos idosos como é o caso do programa Celorico a Mexer.

Foi com um dia inteiro de atividade, que o Município de Celorico de Basto celebrou o Dia Internacional do Idoso, comemorado anualmente a 1 de outubro.

Uma verdadeira festa que iniciou com uma aula de ginástica, ao som de grandes músicas portuguesas, seguindo-se um almoço e uma tarde de animação com o grupo Kantobasto a apresentar o seu repertório.

Os idosos, “visivelmente felizes”, desfrutaram da iniciativa que procura ser mais uma forma de “promover e reconhecer o valor dos nossos idosos, aproximá-los o mais possível da vivência comunitária, e desfrutar do muito que têm para oferecer, a sua experiência, histórias de vida, conhecimento” reforçou o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima. Estas celebrações contaram com a participação dos idosos que integram o programa Celorico a Mexer, “um programa que existe para dar colo, aconchego e segurança aos nossos idosos e que está a aberto a todos os que queiram fazer parte. Queremos que os nossos idosos tenham uma velhice confortável e feliz e por isso, articulamos todos os esforços para lhes dar as melhores condições de vida” assegura o autarca. A exemplo deste objetivo claro, o edil celoricense não pode deixar de acrescentar que muito em breve, “a meados deste mês, teremos em funcionamento a Unidade de Internamento e Reabilitação no nosso Centro de Saúde, para que possa servir de retaguarda na convalescença de uma qualquer situação de saúde sobretudo para este grupo mais vulnerável, os idosos, e possa assim, permitir que recuperem perto de suas casas e da família”.

Esta celebração mostra-se um momento de alegria, “aqui somos felizes, dançamos, cantamos, convivemos, e desfrutamos destes belo almoço que nos servem sempre, não há programa melhor que este, não há terra melhor que a minha” disse António Teixeira, presente na celebração.

Palavras que são motor impulsionador para continuar o trabalho desenvolvido neste programa. “Esta alegria dá-nos alento e reforça a necessidade de valorizar cada vez mais iniciativas de proximidade como o Celorico a Mexer. Um programa que promove a vida ativa, saudável e participativa, e que combate o abandono, a solidão, o sedentarismo” reforça Helena Martinho, Coordenadora da Ação Social e Saúde do Município.

Conteúdo atualizado em 4 de Outubro de 2024 às 17:51