Celorico de Basto celebra o Dia Mundial da Alimentação

Celebrado oficialmente hoje, 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação, pauta por sensibilizar para a promoção de uma alimentação equilibrada. No dia de hoje o Município de Celorico de Basto distribuiu maças biológicas em todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto.

As maças, produzidas localmente, assentam nas políticas locais intrinsecamente direcionadas aos objetivos do Dia Mundial da Alimentação que incentiva à promoção do desenvolvimento agrícola. Maria José Marinho, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Celorico de Basto, diz que este dia “visa sensibilizar para práticas saudáveis ao nível da alimentação. Práticas que desenvolvemos de forma diária nas nossas escolas com a confeção de refeições equilibradas, saborosas e com produtos selecionados de produtores locais. A nossa forma de atuar não é nem poderia ser pontual, são medidas devidamente articuladas, que acarretam custos mas que trazem benefícios vários às nossas crianças e jovens”.

Ao longo desta e da próxima semana os alunos e a comunidade escolar serão sensibilizados para uma alimentação saudável com palestras subordinadas ao tema “Alimentação saudável e hábitos de higiene oral – A saúde dos nossos filhos” orientada pela nutricionista do Município e a equipa da saúde escolar da UCC Mãos Amigas. “Ações direcionadas a toda comunidade que darão especial enfoque à alimentação equilibrada. Vivemos numa zona maioritariamente rural o que, por si só, contribui para que as famílias disponham de alimentos saudáveis para incluir nas suas refeições, mas muitas vezes é preciso perceber como se devem conjugar, aprender a confecioná-los para que não percam as suas características nutritivas. A alimentação das nossas crianças deve ser o mais nutritiva e saudável possível, crucial para o seu desenvolvimento integral” assegurou Maria José Marinho.