Celorico de Basto associa-se ao Outubro Rosa da Liga Portuguesa Contra o Cancro

Alguns trabalhadores do Município de Celorico de Basto vestiram rosa num mês dedicado à sensibilização contra o cancro da mama, na ótica da prevenção e diagnóstico precoce.

Paralelamente a este ato simbólico, a Unidade Móvel de Saúde desenvolveu uma intensa campanha de informação e sensibilização junto da população do concelho.

“Sensibilizar para comportamentos saudáveis é o objetivo. O cancro da mama é um problema de saúde pública com alta incidência e mortalidade sobretudo na mulher. E, apesar de não estarem identificadas as causas para a sua incidência, existem fatores de risco que é preciso conhecer e se possível, contrariar” disse Maria José Marinho, Vereadora da Saúde da Câmara Municipal. A autarca, sensível a estas problemáticas, reconhece que “há muitas mulheres desatentas ao próprio corpo, talvez por falta de informação, o que as leva a negligenciar a própria saúde. O que pretendemos com estes pequenos atos é sensibilizar para que, sobretudo as mulheres, entendam a importância do auto exame, do diagnóstico precoce, dos rastreios”.

Segundo a Liga Portuguesa contra o cancro, em Portugal são diagnosticados mais de 7 000 novos casos de cancro da mama por ano, um cancro que conta com uma taxa de cura superior a 90%, se diagnosticado e tratado precocemente.