Celorico de Basto assinalou o dia Portugal

Município assinalou o dia de Portugal, de Camões e das comunidades com uma homenagem aos ex-combatentes.

A cerimónia decorreu junto da placa evocativa dos Celoricenses que perderam a vida na guerra do ultramar. O monumento sofreu obras de requalificação, conferindo assim “mais dignidade e funcionalidade, honrando os que deram a vida pelo país” conforme referiu José Peixoto Lima perante os vários ex-combatentes e familiares que marcaram presença no local.

Fazendo a referência à data que hoje se assinala, o autarca referiu que “aqui também se fez Portugal, com o sacrifício dos que pereceram na guerra e os seus familiares com a sua partida precoce”.

No final da cerimónia teve lugar uma missa em honra dos ex-combatentes, realizada na Capela de Nossa Sr.ª da Conceição.

As comemorações do dia de Portugal prosseguem com a a realização dos sorteio das Ligas de Futsal e os concertos dos Sampladélicos e do grupo Toka & Dança, com início marcado para as 21h30, no palco instalado junto à Casa da Terra.