Foi apresentada hoje, 25 de janeiro, nos jardins da Quinta do Prado, em conferência de Imprensa, a Festa Internacional das Camélias que se realiza em Celorico de Basto, no terceiro fim-de-semana de março, mas com atividades agendadas para todo o mês.
Festa internacional das Camélias chega à maior idade, em 2023 celebra 18 anos de existência.
O tema das atividades desenvolvidas para 2023 “são obviamente, as camélias, mas centrar-nos-emos na sustentabilidade, teremos um mês de eventos sustentáveis, com a comunidade imbuída e ciente desta responsabilidade social”. O autarca diz que o “Município tem uma série de projetos em mãos e está a alinhar juntamente com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa a criação de um laboratório de Camélias para criarmos a maior coleção de camélias da Europa. Um projeto que advém do protocolo já estabelecido com a UTAD, a Cooperativa árvore, outras entidades e a comunidade que visa a localização e catalogação das camélias existentes assim como aprender a reproduzir a planta e os vários cultivares existentes, e quem sabe, ser o grande exportador para Portugal e na Europa. Queremos que Celorico de Basto agarre com ímpeto a camélia também para a inspiração artística, que crie dinamismo e atratividade e que transforme este concelho num destino de eleição turística ao longo do ano”. José Peixoto Lima disse também que está em avançado processo com o Centro de Ciência Viva para “desenvolver uma “quinta de ciência viva de Camélias”. Um projeto que nos parece completamente integrado naquilo que temos por objetivo ver concretizado. Intervenções e projetos que carecem de apoio de fundos comunitários e que envolverão, certamente, um investimento superior a 1 milhão de euros ”.
A Festa Internacional das Camélias “não é uma festa elitista, é uma festa do povo, de toda a comunidade e conta com toda a comunidade para transformar Celorico de Basto num verdadeiro jardim de Camélias. Todos os fins-de-semana teremos atividades culturais mas também desportivas nas quais pretendemos envolver as famílias e atraí-las a participar nas múltiplas ações. Faremos também a inauguração das obras de reabilitação da Estação de Mondim, também ela engalanada com camélias, infraestrutura que integram e complementa um projeto estruturante para o turismo em Celorico de Basto, ecopista”.
Ano de celebração da idade adulta desta Festa, com 18 anos de existência, “é nosso objetivo manter a tradição e ao mesmo tempo inovar e aprimorar para acrescentar valor ao desenvolvido em anos anteriores. Existem atividades que marcam efetivamente esta Festa Internacional das Camélias como a Exposição-Concurso de Camélias, e o desfile de camélias com a envolvência de toda a comunidade escolar. É também destaque a eleição da rainha e princesas das camélias, uma ação que envolve as costureiras, designers de moda e estilistas e que atrai muita gente a Celorico de Basto para ver as criações apresentadas. Esta iniciativa decorre no fim-de-semana anterior à Festa Internacional das Camélias”, palavras da Vereadora da Cultura, Maria José Marinho. A autarca aferiu que o orçamento para 2023 é semelhante ao gasto em anos transatos, “o nosso foco de ação será na implementação de medidas que fomentem a sustentabilidade com a criação de ações e materiais que possam ser replicados e que salvaguardem o meio ambiente o futuro”.
A Festa Internacional das Camélias está agendada para os dias 17, 18 e 19 de março, com visitas aos jardins durante todos os fins-de-semana, referira-se a “tradição secular de camélias nos jardins históricos, sujeitos ao processo de topiária, que transforma estas camélias em autênticas esculturas verdes”, disse o autarca. Todo o mês terá atividades culturais e desportivas, a programação completa está agendada para o início da próxima semana.