Celorico de Basto acolhe professores para o ano letivo 2024/2025

Autarca celoricense manifestou todo o apoio e desejou um ano letivo carregado de sucesso com os alunos como foco não apenas na sua formação académica mas também no seu crescimento pessoal e social.

Ano letivo arranca oficialmente a 16 de setembro, mas hoje, 04 de setembro, foi promovida, no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa, a receção dos professores que irão integrar o Agrupamento de Escolas em todos os ciclos de estudo.

José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, esteve no momento do acolhimento dos professor e manifestou toda a colaboração com o Agrupamento de Escolas e desejou aos professores o maior entusiasmo nesta nobre missão de ensinar. “ O inicio de cada ano letivo é sempre um desafio, que estou certo que será vivido, por todos vós, com entusiasmo e total disponibilidade para dar aos nossos alunos conhecimento mas também, crescimento pessoal e social. A educação é uma das áreas que tratamos com especial cuidado, na delegação de competências que aceitamos desde a primeira hora, assumimos o desafio de fazer mudanças, as mudanças, como sabem, começaram com a gestão das cantinas escolares e agora temos um problema de falta de recursos humanos, um défice muito superior aquele que o Estado nos comparticipa para conseguirmos gerir dignamente a educação”. Uma situação que o autarca diz não ser impeditivo para criar as melhores condições de ensino e aprendizagem, “a educação não pode, de todo, ser negligenciada, a educação é crucial na formação das nossa comunidade e temos que continuar a articular todos os esforços para criar as condições ideais para o bom desempenho dos nossos alunos”. O autarca desejou a todos um bom ano letivo e “que os problemas que surjam possam ser solucionados com dialogo e compreensão, e sentirmos, no final do ano letivo, com a presença de cada vez mais jovens oriundos de outros países, que todos trabalharam pelo mesmo, o sucesso do aluno em todas as dimensões”.

O sucesso do aluno mostrou ser a diretiva de todos os intervenientes na receção dos professores, evidente nas palavras de Domingos Carvalho, Diretor do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto. “ O nosso agrupamento tem uma missão não só na transmissão de conhecimentos mas também na formação integral dos nossos alunos, queremos que saiam daqui cidadãos conscientes, responsáveis e preparados para enfrentar os desafios do mundo moderno, para isso conto convosco, para, em conjunto, criarmos um ambiente de ensino inovador, inclusivo e motivador. Neste novo ano, quero enfatizar a importância do trabalho em equipa e da colaboração entre todos os setores em geral do nosso agrupamento, em particular em cada uma das escolas, o sucesso dos nossos alunos, dependente de uma comunicação aberta e de um esforço conjunto entre professores, funcionários, alunos e pais, para o sucesso de cada aluno”. O Diretor do Agrupamento de Escolas aproveitou para agradecer ao Município, pela proximidade e cooperação, “ queria aproveitar esta oportunidade para expressar o nosso profundo agradecimento à Câmara Municipal e à equipa que aí trabalha incansavelmente em prol da educação, o apoio constante e a colaboração estreita entre a autarquia e o nosso agrupamento são fundamentais para o sucesso das nossas iniciativas e para a criação de condições cada vez melhores dos nossos alunos, sem o vosso esforço e proteção, muitos dos nossos projetos não teriam sido possíveis”. Aos professores que irão compor o Agrupamento de Escolas, Domingos Carvalho diz saber “que cada um de vós traz consigo um sem número de experiências, conhecimentos e paixões, que juntos irão contribuir para o crescimento dos nossos alunos e o fortalecimento da nossa comunidade escolar”.

Também João Varejão, presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas, diz que o que “mais ambicionamos é que a nossa escola preste à comunidade um serviço educativo de excelência, contribuindo para a formação e cidadãos íntegros e conscientes dos seus deveres e direitos, capazes de atuar como agentes de mudança num ambiente participativo, aberto e integrador, numa escola que seja reconhecida também pelo seu humanismo, e padrões de exigência e responsabilidade, que valorizam o conhecimento e condição de acesso ao bom trabalho e prosseguimento dos estudos”. Para que todo isto se efetive, exige-se ao professor “ o rigor, o trabalho, o respeito mutuo, a autonomia e a responsabilidade numa atitude digna e recompensadora do empenho e dedicação à causa da escola pública.”

A receção para os professores do 2º, 3º ciclo e secundário decorreu durante a manhã e a receção do 1º ciclo e pré- escolar, durante a tarde.