Capital das Camélias recebe a “Rota de Basto” integrada no Circuito NGPS em BTT

No próximo sábado, dia 16 de setembro, no Dia Internacional da Proteção da Camada de Ozono, os exploradores por natureza e amantes dos agradáveis convívios em bicicleta entre amigos, têm encontro marcado em Celorico de Basto, com ponto de partida e chegada na Praça Albino Alves Pereira.

Os participantes poderão optar por fazer um dos percursos delineados. Um traçado mais curto com cerca de 48 Kms (1150 mts d+) e, em alternativa, para os que pretendem permanecer mais tempo em contacto com a natureza, com as espécies autóctones e residentes locais, um trilho de aproximadamente 65 kms (1745 mts d+) que lhes permitirá percorrer, sem pressas e sem cariz competitivo, os mais belos trilhos da região de Basto.

A organização desta etapa estará a cargo da Probasto e operacionalizada pelo Município de Celorico de Basto em parceria com a entidade técnica e promotora nacional do Circuito NGPS, a Cabreira Solutions, que definiu o percurso e monitorizou todo a informação que permite aos visitantes conhecerem os mais belos recantos da região, confraternizar com as gentes locais e degustar as iguarias ali cultivadas, produzidas e deliciosamente confecionadas, uma vez que este tipo de organização contempla o regime de autonomia e favorece o consumo na restauração local ou outros espaços destinados a alimentação dos aficionados desta vertente turística e desportiva.

Deixando a sede do concelho, os participantes percorrerão vales verdejantes e serras que albergam pitorescas aldeias, por lugares surpreendentes e inesperados, onde vão encontrar paisagens únicas e tradições ancestrais.

A Rota de Basto proporcionará o contacto direto com a natureza, por isso, dando continuidade ao compromisso “Pegada Positiva” e toda a política de ecossustentabilidade, a Cabreira Solutions e os seus parceiros incentivam ao total respeito pelo ambiente, promovendo e premiando as atitudes cívicas de defesa do ambiente através da realização do ecossorteio.

A entidade organizadora está a trabalhar em conjunto com os seus parceiros para que o dia seja memorável e para que a mobilidade sustentável seja uma realidade cada vez mais difundida e que a bicicleta seja um veículo cada vez mais eleito para deslocações no quotidiano e de lazer contribuindo para a pegada ecológica e neutralização carbónica. Será certamente uma belíssima jornada do Circuito NGPS com partida e chegada na Capital das Camélias®, num percurso que percorre os quatro concelhos das Terras de Basto: Cabeceiras, Celorico e Mondim de Basto e Ribeira de Pena.