inauguração do campo de jogos

Campo de Jogos da Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto reabilitado

A inauguração das obras de reabilitação deste espaço desportivo decorreu este sábado, 21 de maio, enquanto decorria, no pavilhão Gimnodesportivo anexo, o Encontro de Seleções de Andebol.

O novo pavimento agora inaugurado apresenta as melhores condições para a prática das diferentes modalidades como observou o autarca, José Peixoto Lima, na cerimónia de inauguração. ”Esta intervenção vai permitir a prática desportiva de várias modalidades no uso curricular e lúdico dos alunos desta escola mas também da comunidade. Trata-se de um piso desportivo único que apresenta inúmeras vantagens quer desportivas, quer funcionais”. De facto, observou o autarca “este tipo de pavimento permite baixos níveis de abrasão e, ao mesmo tempo, confere a aderência necessária à prática desportiva de todas as modalidades, incluindo desporto sobre patins”. José Peixoto Lima disse também que esta reabilitação integra um projeto mais amplo de requalificação das instalações desta escola. “São 139 mil euros que estão aqui a ser investidos com um financiamento de 85% a fundo perdido”. Esta obra “terá seguramente um grande impacto no desporto escolar desta escola e neste aspeto ressalvo o clube Beca e o professor Varejão como grande obreiro desta equipa que é já uma referência na formação de atletas na modalidade de andebol, cujos resultados estão à vista de todos. É de facto um grande orgulho constatar que 6 atletas da seleção de Braga são deste concelho e estão a participar de forma brilhante neste encontro de seleções”. O edil Celoricense observou ainda estar convencido que “nos próximos anos, o desporto escolar irá aproximar-se da comunidade, sabemos que os tempos que aí vêm serão exigentes, mas também sabemos que poderão ser uma verdadeira oportunidade para concretizar ideias e projetos”.

Este equipamento dispõe de um pavimento desportivo que proporciona amortecimento vertical e lateral e encontra-se certificado por federações desportivas nacionais e internacionais.

Uma obra que João Varejão, Presidente e fundador do Bastinhos Escola Clube de Andebol – Beca, observou como sendo a concretização de um sonho “é isto que me dá alento, este é um sonho de todos aqueles aqui presentes, que culminou com a criação de um espaço com características particulares de referência para a prática desportiva”. O fundador do Beca disse que este era um sonho antigo que agora foi possível concretizar do apoio dos fundos comunitários. “Cumpriu-se aquilo que achamos que é útil para todos, são 1800 alunos deste agrupamento que de forma direta vão poder usufruir deste espaço e toda a comunidade, de forma indireta”. João Varejão viveu este fim-de-semana de forma entusiasta com o encontro de seleções de andebol a realizar-se no Gimnodesportivo contíguo ao espaço reabilitado, criando uma imagem muito positiva junto dos visitantes. “Estamos este fim-de-semana na fase final do torneio de seleções de andebol, quando chegaram, ontem, sexta, ficaram maravilhados com o que viram, com a receção e o feedback que vão levar é muito positivo”.