Inauguração praça das Tradições

Caminhada da primavera e inauguração da praça das Tradições encheram a manhã de hoje em Gandarela de Basto

A Caminhada da Primavera que decorreu por um percurso alinhado previamente por locais icónicos da freguesia de Basto S. Clemente e Ribas culminou na Praça das Tradições, no cerne da vila da Gandarela junto à capela da Sra. da Oliveira.

Uma praça inaugurada pelo Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, e pelo Presidente da Junta de freguesia de Basto S. Clemente, Daniel Meireles, e que deriva de uma intervenção de beneficiação do espaço envolvente.

Para José Peixoto Lima “existem obras difíceis de executar, sobretudo quando procedemos à reabilitação num casco antigo, o que implicou muita compreensão dos moradores, pelos transtornos causados. Mas correu tudo bem, deixo uma palavra de apreço à família Couto Oliveira, porque nestes espaços qualquer cedência de espaço é uma mais valia para a execução desta obra. Hoje Gandarela vive um grande momento, a inauguração desta Praça das Tradições é a melhor homenagem que se pode fazer a esta terra, uma terra de tradições que se mantém ao longo dos anos através dos grupos e coletividades”.

A obra agora inaugurada consta de duas zonas distintas. Uma, na parte mais alta, em que foi reconfigurado o espaço em formato de praceta, enquadrando o fontanário e onde estão localizados alguns bancos para que as pessoas possam repousar, relaxar e conviver e ainda alguma arborização por forma a criar zonas de conforto e de sombras.

Foi ainda definida uma outra área, a uma cota mais baixa e em relação direta com a via de circulação, uma área de estacionamento para 4 veículos, fundamental por estar localizada junto à malha urbana, onde é crucial existir aparcamento, o que não existia antes da intervenção.

Daniel Meireles diz que Gandarela está em festa, “não podíamos estar mais satisfeitos com esta obra, a requalificação urbana é muito importante para quem cá vive, e para quem nos visita, um espaço que permitiu criar melhores vias de comunicação e que fica agora aos serviços de todos. Apesar das dificuldades em executar esta obra, o Município esteve sempre disponível para aceder a qualquer pedido. Esta praça das tradições é uma homenagem às nossas  tradições, e às gentes que as continuam a praticar”.

Deste dia consta ainda a Homenagem ao Ex-autarca, João Pulido, com a atribuição da medalha de mérito do Município, Grau Ouro, e a Inauguração da Praça João Pulido.