Banco Local de Voluntariado realizou campanha de recolha de bens alimentares

Foi com a melhor recetividade que os estabelecimentos comerciais de Celorico de Basto receberam o Banco Local de Voluntariado que neste fim-de-semana último, 30 e 31 de julho, desenvolveu uma campanha de recolha de bens alimentares para restabelecer o stock e conseguir continuar a ajudar as pessoas mais carenciadas do concelho.

Foram recolhidas cerca de 2 toneladas de alimentos graças à generosidade da comunidade local que é sempre, como observou o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, “muito recetiva quando é chamada para ajudar. O altruísmo das nossas gentes evidencia-se em muitas situações e neste caso não foi exceção. A sua generosidade permitiu angariar uma quantidade de bens alimentares que irá permitir ajudar as famílias do concelho que vivem numa situação mais difícil, muitas delas a viver uma situação de pobreza envergonhada. Estamos a articular uma política que permita colmatar essas situações com medidas estruturais bem delineadas pois temos a obrigação de ajudar. Congratulo-me por ver que a comunidade tem feito um esforço conjunto que muito engrandece esta terra”.

Segundo a coordenadora do Banco Local de Voluntariado, Helena Martinho, “ o Banco Local de Voluntariado tem tido um papel fundamental no apoio a indivíduos e famílias que precisam desta ajuda fundamental. Os estabelecimentos comerciais foram, como habitualmente, muito recetivos e as pessoas muito colaborativas e generosas. Como usualmente, contamos com a ajuda imprescindível dos nossos voluntários que se entregaram verdadeiramente a esta causa ”.

Mariana Alves participou como voluntária pelo segundo ano consecutivo nesta ação e disse adorar fazer voluntariado, “gosto muito de fazer voluntariado e as pessoas têm colaborado mais ao perceberem que estão a ajudar os que mais precisam da nossa terra”.

Com esta recolha foi possível restabelecer o stock por mais alguns meses para continuar a ajudar as famílias mais necessitadas, famílias essas que são encaminhas pelos serviços sociais, mediante o acompanhamento que fazem às famílias.

A ação decorreu em 5 estabelecimentos comerciais, o Pingo doce, o Meu Super, o Mourinhas, o Amanhecer de Gandarela e o Amanhecer da Mota, entidades que se associaram a esta causa e permitiram que os voluntários sensibilizassem para a doação de bens alimentares.