Banco Local de Voluntariado de Celorico de Basto fez recolha de bens alimentares

Este fim de semana, 3 e 4 de agosto, o Banco Local de Voluntariado de Celorico de Basto esteve no comércio local a recolher bens alimentares para “ajudar quem mais precisa” .

A campanha restabeleceu o stock de bens alimentares e permite agora ao BLV ajudar aqueles que se encontram numa situação de maior vulnerabilidade, garantindo que tenham acesso aos bens essenciais.

Como habitualmente, a população local aderiu à iniciativa e permitiu a recolha de 30 carrinhos de bens alimentares, como arroz, massa, leite, azeite, óleo, cereais, enlatados e outros.

A sugestão dos voluntários do BLV junto da comunidade que ajuda centra-se na coleta de bens não perecíveis. Os que têm uma validade baixa, como frescos, iogurtes, são imediatamente colocados em cabazes para distribuir de acordo com as necessidades das famílias mais vulneráveis. A campanha conta sempre com o apoio do comércio local é bem recebida pela comunidade, sensível a estas necessidades. “Estas campanhas são bem demonstrativas do sentido de comunidade, de solidariedade e de apoio mútuo. Vivemos tempos particularmente difíceis, o acesso à habitação, as rendas altas e pouco acessíveis, têm colocado famílias em situações de desespero que precisam de todo o tipo de apoio até voltarem a encontrar o caminho. Uma realidade que a comunidade tem assistido e com a qual se mostra muito sensível, e deixo uma palavra de apresso aos emigrantes por também eles terem sido recetivos a esta campanha” disse Maria José Marinho, Vereadora da Ação social do Município de Celorico de Basto. “Nós, Executivo Municipal, temos vindo a trilhar um caminho de inclusão, seja na habitação, no emprego, na saúde, na acessibilidade, e não vamos deixar ninguém para trás”.

Esta campanha voltou a contar com os voluntários inscritos no BLV que procuram, estar perto dos que mais precisam. “Nesta altura do ano, tempo de férias, temos sempre menos voluntários disponíveis, mas temos sempre aqueles que não abdicam de ajudar e fazem o impossível para colaborar com a causa. Fizemos uma coleta de aproximadamente 30 carrinhos de supermercado e restabelecemos o stock de bens alimentares, já francamente deficitário” disse Sílvia Cunha, coordenadora do BLV de Celorico de Basto. “Estamos recetivos a receber todo o tipo de ajuda para canalizar para as famílias mais vulneráveis, ajude-nos a ajudar”.