José Peixoto Lima esteve hoje no Porto, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte a assinar o contrato de auxilio financeiro do Fundo de Emergência Municipal que derivou da Resolução do Conselho de Ministros n.º 126-A/2024, “publicada no Diário da República, suplemento, 1.ª série, n.º 181, de 18 de setembro de 2024, que declarou a situação de calamidade pela ocorrência de grandes incêndios rurais nas regiões Centro e Norte de Portugal Continental e determinou o levantamento de danos e a adoção de medidas de recuperação e apoio às populações, empresas, associações, infraestruturas e património agrícola e natural afetados”.
A celebração do contrato de auxílio financeiro foi estabelecido entre a Câmara Municipal de Celorico de Basto, a CCDR-N e a Direção Geral das Autarquias Locais, com um valor de comparticipação financeira de 134.518,16€, correspondente a 85% do valor global dos danos causados.
Os incêndios afetaram consideravelmente o concelho de Celorico de Basto com uma área ardida de cerca de 1800 hectares, tendo registado prejuízos avultados no território, para as populações e nos equipamentos municipais.
“Com este contrato de auxílio financeiro vamos poder reabilitar as infraestruturas do concelho, fortemente afetadas pelo incêndio, permitindo repor o normal estado e funcionamento dos equipamentos municipais, como é o caso da Ecopista do Tâmega, continuando a fazer desta um dos principais atrativos do concelho. A par desta intervenção já aprovada, iremos brevemente avançar com outra operação no âmbito da estabilização de emergência pós incêndio, que permitirá restabelecer o potencial florestal, ribeirinho e outros que foram danificadas por agentes abióticos. A floresta é um ativo financeiro importante para muitas famílias e para o desenvolvimento do nosso território. Ao mesmo tempo, além do seu papel económico, é crucial para a manutenção de um ecossistema saudável e equilibrado” assegura José Peixoto Lima Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.
Em complemento com a assinatura deste contrato de auxílio financeiro, relativo aos prejuízos causados nas infraestruturas municipais, o Município disponibilizou uma equipa técnica que apoiou a população no levantamento dos prejuízos ocorridos nestes incêndios, bem como na elaboração e submissão dos pedidos de auxílio financeiro dos privados.