Workshop Costura Criativa "reutilização de peças"

Atelier de “Artes e Saberes” com 4º workshop de Costura Criativa

Reciclar peças usadas foi a temática abordada

Decorreu hoje, 07 de novembro, no atelier de “Artes e Saberes” mais um workshop de Costura criativa desta vez com os participantes a transformar peças que já não usavam em peças novas, completamente ajustadas às tendências e à vontade de cada um.

A orientar o workshop estava Anabela Machado, do atelier de costura “Begui”, “estamos a reciclar peças que já não usavam, a dar-lhes uma nova vida, considerando sempre a vontade e os gostos de cada um”. Anabela observou que “ a vontade de aprender dos participantes é notória, algumas destas pessoas já conhecem todas estas técnicas mas a maioria aprendeu agora a mexer numa máquina de costura e fazer estes pequenos trabalhos, acredito que, saem daqui a saber coser alguma coisa”.

Para a Coordenadora do CLDS 4G Celorico+Social, Elisabete Coelho, “continuamos num desencadear de conhecimento junto de todos aqueles que se queiram associar a nós. Este atelier tem como objetivo dar às pessoas desempregadas a hipótese de aprendizagem de novos conhecimentos ou obtenção de competências anteriormente adquiridas, mas esquecidas. Pretendemos revigorar este conhecimento e, neste 4ºatelier de costura criativa mostramos que, apesar do tempo escasso, os resultados estão à vista”.

Isabel Santos, participante nesta ação, não é aprendiz na arte de costurar, mas diz preferir fazer peças de artesanato. “Estou mais predisposta a fazer peças de artesanato, não gosto de fazer arranjos. Hoje, excecionalmente, estou a transformar uma blusa que não me servia, estava demasiado apertada, estou a alargar nas mangas com um tecido diferente, mas totalmente fashion, vai ficar muito gira”.

O Workshop permitiu transformar peças de vestuário em outras peças, como calças de ganga em saias e saco para as compras, vestidos em camisolas, arranjos totalmente estéticos como alargar peças com a colocação de novos tecidos, a colocação de uma fita ou de uma renda para dar um ar mais glamoroso às peças e revitalizá-las para novo uso.

Segundo a Vereadora da Ação Social do Município, Maria José Marinho, “continuamos a trabalhar para dar as melhores ferramentas aqueles que procuram trabalho. Este atelier tem-se mostrado muito útil e com uma excelente recetividade junto dos desempregados que ambicionam adquirir novas competências para estarem melhor preparados na hora da procura de emprego”. Observou ainda que “temos um projeto rico e empreendedor que vai ao encontro das ofertas de trabalho no concelho e nos concelhos limítrofes, e incutimos valores como a criatividade, sustentabilidade e autonomia, conceitos cada vez mais, exigidos por quem contrata”.

No próximo dia 16 de novembro, o atelier “Artes e Saberes” receberá o workshop de croché, a participação é gratuita mas carece de inscrição para o link bit.ly/workshop-croche