Arrancou, em Celorico de Basto, o Programa “Formação + Próxima”, dirigido ao setor do turismo.

O programa teve início no passado dia 10 de maio e é dirigido a empresários, gestores, quadros intermédios e operacionais do setor do turismo. Município de Celorico de Basto, é o primeiro concelho integrado na área de intervenção da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, a colocar em prática o Programa Formação + Próxima.

Este programa tem como objetivo a capacitação do ecossistema do turismo do Concelho de Celorico de Basto, acrescentando valor ao tecido empresarial local e ao território. Para o cumprimento destes objetivos foi criado e personalizado um plano de capacitação em conjunto entre os agentes Locais, a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e o Município, procurando sempre satisfazer as necessidades dos próprios agentes e personalizando os conteúdos por forma a que estes se adaptem ao destino turístico, criando oferta formativa gratuita direcionada a empresas e entidades direta ou indiretamente associadas ao setor do Turismo, garantindo um reforço das suas competências e qualificações na área. Este programa apresentado pelo Turismo de Portugal e desenvolvido pela Escola de Hotelaria e Turismo do Porto em parceria com a Câmara Municipal está inserido no plano “Reativar o Turismo – Construir o Futuro”, que visa desenvolver o setor, especialmente depois do impacto causado pela crise pandémica.

Nesta primeira fase, aderiram dezanove entidades concelhias, representativas de vários setores de atividade, desde o alojamento, à restauração e cafetaria, ao lazer e recreio, e que correspondem a cerca de 35 pessoas em formação.

No decorrer do mês de maio, serão ministradas presencialmente duas ações:

– Informação Turística Regional (12h)  |  Atitude e Postura Profissional (12h)

Estas são áreas transversais a toda a cadeia de valor do setor do turismo, e que antecedem o início da denominada época alta. Preparar e capacitar todos os agentes, para o acolhimento de turistas e visitantes cada vez mais exigentes, torna-se essencial para que o serviço prestado apresente níveis de qualidade elevados e seja um serviço cada vez mais personalizado e adequado às necessidades que quem nos visita.

A formação presencial retornará no final de setembro, no entanto, através da Academia Digital, plataforma criada pelo Turismo de Portugal IP, este processo de formação contínua decorrerá em modo online.

Os interessados deverão contactar através do email: turismo@mun-celoricodebasto.pt.