Obras de requalificação foram concluídas prevendo-se a entrada imediata de associações e entidades direcionadas à música e formação
Este espaço conta agora com as melhores condições para acolher a Academia de Música de Basto e a Banda Filarmónica de Sta. Tecla, promovendo o ensino da música mas também com condições para fomentar a dinamização da cultura local promovida por diferentes associações e coletividades.
O edifício, localizado no centro da vila tradicional, sofreu alterações profundas sobretudo no interior do edifício, assegurando uma requalificação e redistribuição do novo espaço, optimizando-o para as novas necessidades, onde se evidencia a preservação das características essenciais e formais da antiga construção.
“ Este edifício faz parte da memória coletiva de todos os celoricenses, e é por isso que achamos que deveríamos continuar a preservá-lo e a manter algumas das características originais como o ensino e a formação” disse José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. “Este edifício para além de acolher várias entidades que irão permitir fomentar um dinamismo cultural e formativo muto aliciante os nossos jovens e adultos, tem também um aspeto renovado e mais apelativo tendo em conta toda a envolvência deste espaço”.
Neste edifício ficará instalada a Cooperartes, a Banda Filarmónica de Santa Tecla e demais entidades locais ligadas com a música.
Esta obra foi financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Norte 2020.
Conteúdo atualizado em 29 de Fevereiro de 2024 às 11:02