Alunos apurados para o Concurso Nacional de Leitura fase Nacional

Aluno do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, Cristiano Mota, apurado para a fase final do Concurso Nacional de Leitura que decorre em Junho, em Almada.

Decorreu hoje, 07 de abril, no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa, a Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura tendo sido apurados dois alunos por ciclo para a fase nacional.

Esta fase intermunicipal contou com a participação de alunos dos agrupamentos de escolas da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa que fizeram a prova de palco que constou da leitura de um excerto da obra escolhida para cada ciclo, seguida da interpretação e argumentação de uma frase alusiva e escolhida de forma aleatória, presenta na árvore da leitura.

Antes do arranque do concurso, o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, cumprimentou todos os presentes com uma palavra especial de apreço pelos alunos que iriam subir ao palco nesta fase intermunicipal. “A leitura apresenta-se como fundamental na evolução de uma comunidade pelo conhecimento que acarreta e pelo mudança que opera nos comportamentos e nos valores, e nesse sentido, é preciso e é urgente, encontrar estratégias concertadas, alinhadas e adaptadas aos novos tempos com as diferentes entidades para fomentar a procura das bibliotecas municipais e escolares e incutir novamente a paixão pela leitura”. “Vivemos num território de grandes escritores, que antes tiveram que ser leitores, como Agustina Bessa Luís, Afonso Valente Batista, aqui presente e estamos numa biblioteca com o nome do Presidente da República, Biblioteca Municipal Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, um espaço que foi crescendo por causa dos muitos livros que nos foram endereçados pelo Presidente e que apresenta hoje uma dimensão considerável e felizmente uma procura constante. É preciso ler muito e ler sempre e é isso que vos peço, para que o mundo seja um lugar de paz, união e em constante crescimento, parabéns a todos”.

Também Bruno Eiras, da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, presente na Iniciativa, e membro do júri, mostrou a importância desta iniciativa e observou que “a leitura não é só um ato individual, isolado, é uma partilha de histórias e opiniões. E este é um momento único que nos une e que nos faz experienciar coisas diferentes, um momento que deve ser vivido como lazer, diversão, aquisição de conhecimentos e que nos permite conhecer novas histórias e personagens mas também outros leitores, que tal como nós que vivem a leitura intensamente”. Observou que descobriu a leitura tarde “porque não tive a mesma sorte que vocês que têm todos acesso a bibliotecas escolares e municipais, quando tive a biblioteca senti a descoberta da leitura, cansado da leitura comum comecei a ler outros livros que me aguçavam a curiosidade. A leitura vai para além dos livros, leva-nos a mundos extraordinários. Hoje, quero felicita-vos e dizer-vos que sois todos vencedores, porque leem”.

O júri deste concurso nacional de leitura, fase Intermunicipal, contou ainda com um representante do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, Carla Nunes, do Gabinete da Direção, com o Escritor Afonso Valente Batista e com a diretora da Biblioteca Municipal de Celorico de Basto, Fátima Cunha.

As provas do primeiro ciclo incidiram na obra “A história de um gato e de um rato que se tornaram amigos” de Luís Sepúlveda tendo sido apuradas para a fase final nacional as alunas, Maria Leonor Ferreira e Inês Gonçalves Ferreira. No segundo ciclo a prova incidiu na obra “A avózinha gangster” de David Walliams sendo que foram apurados para a fase final nacional os alunos Martim Severino e Rúben Pinto. No terceiro ciclo, a prova incidiu na obra “Os da minha rua” Ondjaki e foram apurados os alunos Letícia Ribeiro e Alexandra Mendes e no secundário a prova incidiu na obra “As intermitências da Morte” de José Saramago tendo sido apurados os alunos Bruno Oliveira e Cristiano Mota do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto.

Cristiano Mota mostrou-se muito feliz por ter conseguido passar à fase final, “estava muito nervoso, nunca tinha chegado até aqui, então passar à fase final, nem estou a acreditar, estou muito feliz”.

Estes alunos apurados irão agora à fase final nacional do concurso nacional de Leitura a realizar no próximo dia 4 de junho em Almada.

Conteúdo atualizado em 19 de Maio de 2022 às 11:00