Integrado nas celebrações dos 50 anos de Abril, este concerto, organizado pela Academia de Música de Basto decorre este sábado, 05 de outubro, no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa.
O repertório deste concerto incide indubitavelmente as músicas que marcaram a Revolução dos Cravos. Segundo a diretora da Academia de Música de Basto, Carla Lopes, a iniciativa “junta a Academia de Música de Basto num concerto carregado de emoção onde todos somos convidados a viver, através da música, um pouco do que foi vivido em 1974. Somos uma escola que ensina música mas que ensina também o sentido da responsabilidade, da liberdade, do trabalho, valores vincados pela revolução de Abril e que pautamos como essenciais seja qual for o caminho trilhado”.
A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Celorico de Basto num ano de celebração e de memória de uma data histórica e marcante para a comunidade portuguesa, o 25 de Abril de 1974. “A liberdade é algo que deve ser trabalhado por todos de forma continua, a música foi e será sempre a principal marca desta Revolução dos Cravos e apresenta-se como uma expressão clara de liberdade, pela música enviam-se mensagens, dão-se recados, incentiva-se à preservação de usos, costumes, e tradições, pela música preservamos a nossa identidade, pela música reforçamos a liberdade, pela música continuamos indubitavelmente a reforçar as conquistas que tanto nos engrandecem como povo. A data deste concerto é pertinente e reforça a importância da democracia”.