A presidência aberta está em Moreira do Castelo

Última atualização:

Planear, projetar e executar para um desenvolvimento concertado e que sirva os interesses da freguesia e dos seus residentes e visitantes. É assim que o executivo Municipal em funções e o executivo de freguesia de Moreira do Castelo vêm o presente e projetam o futuro, com obras e projetos concertados que beneficiarão toda a comunidade.

A presidência aberta esteve também com as associações locais que têm um propósito primeiro a criação de uma sede com condições para os acolher condignamente para a realização de reuniões, funcionar como espaço coworking e armazenamento de material e promoção de atividades.

Na reunião dos executivos e no mesmo sentido ficou assente que no âmbito do PRR a antiga escola primária de Moreira será reabilitada e tornar-se-á a “casa das associações”.

José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal, diz que os tempos são cada vez mais exigentes “e imprimem aos Municípios um envolvimento mais assertivo e próximo das populações. Esta visão próxima e concertada permite-nos uma requalificação mais coerentes de todo o nosso território e a manutenção daquilo que fomos fazendo ao longo dos anos. Esta freguesia terá até ao final de 2024 uma acessibilidade condigna para todos, o que muito nos agrada, porque são os munícipes o nosso principal foco”. Ao mesmo tempo, daremos às associações locais uma sede partilhada que a todos beneficiará”.

No que concerne a obras de manutenção e conservação, neste mandato foram realizados 3 muros de suporte, na Rua de Sequeiros e na Rua de Santa Maria. E a curto prazo, serão realizados mais dois muros na Rua da Leira Maior e na Rua de Santa Maria (junto à sede da junta de freguesia). As condições meteorológicas sentidas têm atrasado alguns trabalhos como a pavimentação em betuminoso da Rua Encosta Rilheira e da Travessa do Coto, com as máquinas já no terreno para o arranque dos trabalhos. Será ainda executado o muro da rua da Devesa e colocado o gradeamento no largo em frente ao Cinzas.

Nesta reunião de trabalho foram ainda apresentados os projetos futuros a desenvolver. É prioritário proceder à valorização da Aldeia do Castelo, com enfoque para o Percurso Pedestre PR1, com equipas de limpeza e de manutenção para manter este percurso nas melhores condições de utilização. Prevê-se a repavimentação do alargamento da Estrada Municipal (que liga a Amarante), e a repavimentação da estrada municipal (Devesa- Souto). É objetivo propor à Altice a colocação de Fibra ótica, em pontos notáveis considerando o atraso do programa nacional de cobertura de zonas brancas. Alinhou-se a possibilidade de construção de um ponto de água, que será importante no combate a incêndios florestais e que servirá também como área de lazer para a freguesia. Foi ainda apresentado ponto de situação da Estratégia Local de Habitação. A junta acrescentou alguns pontos que verificou pertinentes nos projetos a desenvolver na freguesia como o Saneamento, a necessidade de finalizar a cobertura da freguesia com água canalizada, a criação de um posto de correios e de um posto ATM, havendo a possibilidade de articular todos os esforços para a criação destes serviços em locais estratégicos e que sirvam um maior número de cidadãos.

José Peixoto Lima informou ainda que a partir de janeiro estará ao serviço da população o transporte “à chamada” com uma plataforma onde o serviço irá operar, que funcionará nos núcleos e em carácter experimental. “A escassez de transportes públicos levou à criação deste serviço que terá um papel decisivo sobretudo no transporte das pessoas para consultas médicas”.

Conteúdo atualizado em 30 de Outubro de 2023 às 10:40