Dia Mundial da Água
Dia Mundial da água

Celorico de Basto celebrou o Dia Mundial da Água

O rio Tâmega foi o cenário escolhido pela Escola Profissional Agrícola Eng Silva Nunes, o Destacamento Territorial de Fafe da Guarda Nacional Republicana, e a Proteção Civil de Celorico de Basto para, de forma simbólica, celebrar o Dia Mundial da água que se comemora oficialmente hoje, 22 de março.

A ação decorreu junto ao Rio Tâmega, em Veade, e constou de uma ação de sensibilização sensorial promovida pela GNR, no posto móvel, onde os jovens da EPAESN tiveram contacto com a missão da GNR em especial com a sua intervenção “ao nível do controlo e fiscalização da poluição nos rios. Uma ação que procurou acrescentar à componente pedagógica a experiência sensorial” disse o cabo Mendes da GNR.

Os alunos da EPAESN que praticam canoagem como atividade de desporto escolar, trouxeram a canoas e kayaks, e com os monitores, professores e agentes da GNR fizeram um passeio pelo rio Tâmega, para que pudessem sentir e experienciar “a necessidade de proteger e preservar o rio Tâmega e ao mesmo tempo conhecer um pouco mais da geografia e geologia deste rio” disse Leonel Castro, professor da EPAESN.

Esta ação, segundo o responsável da Proteção Civil de Celorico de Basto, e Presidente da Câmara Municipal, José Peixoto Lima, “demonstra a perceção da escola e das entidades fiscalizadoras para a necessidade cada vez mais crucial da preservação dos nossos rios, e respetiva fauna e flora. O nosso Tâmega apresenta recantos únicos, desenhados pela natureza que emolduram o nosso concelho e que nos acrescentam valor. Com o aquecimento global os recursos hídricos transformaram-se em verdadeiras fontes de riqueza que temos que saber preservar. Desde a agropecuária até aos desportos de lazer, não faltam razões para a valorização destas águas que, infelizmente ainda sofrem verdadeiros atentados com as descargas de resíduos a que são constantemente sujeitas”. O autarca acrescenta que a sensibilização junto dos mais novos “é a certeza de que estamos a trabalhar para um futuro mais promissor, para a cidadania e sentido de responsabilidade”.