desfile temático

Celorico de Basto viveu intensamente a XVIII Festa Internacional das Camélias

O colorido das camélias encheu a vila de Celorico de Basto no desfile temático “as mais belas histórias na terra das camélias”. Um dia de sol primaveril, um ambiente excecional, com milhares de pessoas, e mais de 1500 figurantes proporcionaram um espetáculo único que terminou com a batalha das flores.

Este domingo, 19 de março, foi o apogeu da Festa Internacional das Camélias, que, como era expectável, atraiu a Celorico de Basto milhares de visitantes.

Uma festa que cresce a cada edição, que mistura inovação com tradição e que no ano da chegada à maioridade, mostrou ser dos eventos mais atrativos da região. Para o autarca celoricense, José Peixoto Lima, “ esta é a festa da alegria, da comunidade, da cor, da beleza. Está um dia magnifico para homenagear a nossa rainha de inverno. Este desfile é o momento áureo da Festa Internacional das Camélias, um certame que chega este ano à maioridade e que mostra que está pronto para novos voos, novas aspirações. Temos muitos projetos para alinhar, para desenvolver, e estamos completamente orientados para que a flor camélia seja fonte de inspiração em várias vertentes de desenvolvimento, e fator de atração durante todo o ano. Contudo, o ponto alto de homenagem será sempre a Festa Internacional das Camélias”. O autarca ressalva que este evento deixou de ser um evento local e passou a ser um evento de cariz nacional e até de interesse internacional. “Temos procurado dotar este evento da notoriedade que ele merece e temos sentido as repercussões com os milhares de visitantes vindo de todo o país e de vários ponto do mundo, aliás, além dos espanhóis que tanto apreço nos merecem por colaborarem connosco nas atividades promovidas, temos muitos emigrantes que tiram férias propositadamente nesta altura para puderem desfrutar desta festa, o que muito nos honra e muitos turistas que colocam, na sua rota, nestes dias, o concelho de Celorico de Basto”. Um festa que mexe com economia local não apenas durante este fim-de-semana mas ao longo do mês de março, “alojamento, restauração, serviços, este é um evento que faz mexer a economia local e regional, que gera dinamismo, emprego, dinheiro, não apenas para este concelho mas para os concelhos vizinhos”.

Este ano a Festa Internacional das Camélias procurou incluir o lema da Sustentabilidade nas atividades promovidas, uma postura que já vinha sendo adotada mas que se pretende popularizar junto da comunidade. “ A sustentabilidade é uma forma de estar, é cidadania, é perceber que temos que utilizar os recursos existentes com responsabilidade, cientes de que o  estamos a fazer por nós e pelas gerações futuras. Este evento, e toda a comunidade que nele participa, tem vindo a fazer esse papel de forma notável. A comunidade tem sabido reaproveitar os materiais, tem procurado reutilizar e reduzir. O concelho ficou completamente engalanado e grande parte dos materiais foram reaproveitados e isso mostra que a comunidade está imbuída no espirito da sustentabilidade, a comunidade reconhece e junta-se a essa preocupação global, de preservação do nosso meio ambiente, tão bonito, tão único”.

A Festa Internacional das camélias agarrou na versatilidade da flor camélia e proporcionou momentos únicos “aos visitantes que acorrem a Celorico de Basto, sobretudo neste fim-de-semana, de 17, 18 e 19 de março”.