O objetivo é o controlo da densidade da espécie existente no concelho.
A Montaria decorreu hoje, 04 de fevereiro, na Serra de Infesta, freguesia de Caçarilhe e Infesta, e foi promovida pelo Município de Celorico de Basto e pela Associação de Caçadores de Molares.
Uma iniciativa que começou pela manhã com a sorteio de portas para os respetivos caçadores o que permitiu, ao fim do dia, caçar um elevado número de javalis, “uma espécie que tem vindo a proliferar sobretudo nesta zona do concelho e que é responsável pela destruição de muitas culturas dos nossos agricultores” disse José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto . “O controlo da espécie deve ser salvaguardo pela vertente económica da agricultura, mas também para proteção das populações, a escassez de alimento, leva-os a aproximar-se das zonas habitadas, o que pode ser perigoso, e deve ser acautelado”.
Esta foi a primeira montaria da época venatória 2022/2023 com a caça de múltiplos exemplares de javalis (9), verificando-se “de extrema importância a jornada cinegética desenvolvida”.