janeiras 2023

Celorico de Basto com a maior participação de sempre no Encontro “Vamos cantar as Janeiras”

O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários Celoricenses recebeu no dia 29 de Janeiro, o XXI Encontro “Vamos Cantar as Janeiras”. A iniciativa, promovida pelo Município de Celorico de Basto, procura preservar as tradições locais e contou com a participação de 25 grupos de cantares, que interpretaram as mais belas melodias das Janeiras.

Um encontro que voltou a realizar-se depois de dois anos de interregno e que mostra que a população está empenhada em manter os usos e costumes deste concelho. José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, felicitou toda a comunidade pela participação e por “viver tão intensamente as nossa tradições. Este retomar em força das Janeiras é um sinal claro de que a nossa população está consciente de que a preservação das nossas tradições, usos e costumes é ter memória do passado, preserva-lo e construir sobre ele, o melhor futuro”. Muitos destes grupos são grupos formais, com o objetivo concreto de angariar fundos para a subsistência das suas atividades. “Depois de um mês intenso a cantar as Janeiras pelas casas dos celoricenses, juntaram-se hoje aqui, para terminar em beleza este mês, desejar um bom ano a toda a população e manter bem enraizadas as nossas tradições. Uma festa que exalta e enaltece o sentido de pertença a uma cultura. Ao mesmo tempo reforça os laços de união da comunidade, reúne familiares e amigos que se juntam para, melodiosamente, cantar e ouvir as mais belas canções” disse o autarca celoricense.

Pelo palco do Cineteatro dos Bombeiros Voluntários Celoricenses passaram 25 grupos, vestidos a rigor, com trajes típicos onde se destacam os xailes, as samarras e as socas. Pela ordem de atuação, ao palco do cineteatro subiu o grupo de cantares da Associação de Solidariedade Social de Basto, a Universidades Sénior de Celorico de Basto, o Futebol Clube de Gandarela, o Centro Recreativo, Cultural e Desportivo dos Amigos do Castelo, os alunos do 11ºano A e B do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, os Aventureiros de Veade, a Junta de Freguesia de Agilde, a Associação Cultural e Recreativa de Ourilhe, o Grupo Sons da Mota, a Tuna de Arnoia- Associação Cultural e Recreativa, a Associação Andorinha Astuta, a Junta de Freguesia de Carvalho e Basto (Sta. Tecla), a Associação Dinamizadora dos Interesses do Corgo – ADIC,  o Grupo Coral de Britelo, a Catequese de Veade, a Associação Cultural e Recreativa de Fervença, o Agrupamento de Escuteiro 1274 – Britelo, o Grupo de Cavaquinhos da Escola Profissional Agrícola Eng Silva Nunes, a Associação Recreativa e Cultural de Sta. Maria de Canedo, a Associação de Pais e Encarregados de Educação de Celorico de Basto e Arnoia, o Grupo Cultural e Recreativa- Núcleo Infantil de Gandarela, a Comissão de Festas da Nossa Senhora da Saúde, o Grupo Desportivo Celoricense, a Comissão de Festas de Moreira do Castelo, e o Grupo de Amigos da Terra.

Com instrumentos tradicionais como o bombo, os ferrinhos, a viola, a concertina, e vozes bem afinadas, interpretaram músicas como “a notícia, “Boas Festas, Boas Festas”, “os Pastores de Belém”, “Salvé, salve Jesus”, “ a Boa Nova”, “Vimos cantar as Janeiras, como manda a tradição”, “aqui estamos nós, todos reunidos”, entre outras.

O Encontro “Vamos cantar as Janeiras” decorre, usualmente, no último domingo de janeiro, estando por isso alinhada a data para 2024, para o dia 28 de Janeiro.