Município de Celorico de Basto integra o projeto VIGIAVESPA

Última atualização:

Este projeto está inserido no Plano de Ação para vigilância e Controlo da Vespa-asiática em Portugal, que prevê ações de vigilância ativa, monitorização e controlo com a colocação entomológica.

A autarquia de Celorico de Basto e em continuidade de todo o trabalho que tem vindo a desenvolver para o controlo da vespa velutina, acedeu a este projeto e colocou hoje, 11 de janeiro, a armadilha entomológica fornecida pelo INIAV, Instituto Nacional de Investigação Veterinária, junto aos paços do concelho, pendurada numa camélia.

“A participação nesta ação de vigilância, monitorização e controlo da vespa asiática é importante porque ao longo do estudo iremos poder tirar algumas conclusões, nomeadamente se a nossa estratégia de controlo desta praga tem sido executado convenientemente ou se teremos de mudar algum procedimento” disse Domingos Teixeira, Vereador do Ambiente do Município de Celorico de Basto. A vespa velutina contínua presente no território “com as populações cada vez mais preocupadas seja por uma questão de segurança, seja pela destruição massiva das colmeias e das culturas” aferiu o autarca.

Esta armadilha entomológica será monitorizada quinzenalmente pelos técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil que reportarão à entidade gestora do projeto, os dados recolhidos.

Celorico de Basto está, neste momento, com todo o território concelhio coberto com armadilhas de vespas asiáticas com a intenção, controlar a propagação desta espécie invasora.

Conteúdo atualizado em 13 de Junho de 2024 às 15:49